CANTO CHÃO NO TEATRO FRANCISCO NUNES

Postado por e arquivado em ARTES, EVENTOS, MÚSICA.

Nos dias 25, 26 e 27 de julho de 1980 subiu ao palco do Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte, o grupo patense Canto Chão¹. A apresentação fez parte do projeto Curtição Cultural promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes da capital mineira, que tinha como objetivo exibir as expressões artísticas culturais do Estado, dentro da programação de férias da cidade.

A edição de 23 de julho de 1980 do jornal Estado de Minas comentou sobre a apresentação do grupo:

Dentro da concepção de que não poderiam eternamente engolir passivo, não só o que vinha de uma grande cidade ou de qualquer outro lugar, mas principalmente a péssima música que quase sempre nos é imposta pelo exterior – seja rock ou qualquer outra –, dentro ainda da certeza de que nossa canção popular, seja urbana ou regional, é dotada de uma força e ritmos que se comparam aos melhores do mundo, os rapazes de Patos de Minas resolveram criar o Canto Chão, cujo objetivo é divulgar a música que fala da terra, do sofrimento das pessoas que vivem nela, mas que principalmente (e nisto eles são radicais) faz nascer uma arte que, há muito esquecida, agora volta para ficar.

O show AVISO do Canto Chão levou ao público belas apresentações de suas músicas, todas de autoria do grupo com esta formação: Gilmar Ribeiro (violão e vocal), Heleno Versiani (bateria e percussão), Marcos Rassi (viola, cavaquinho e vocal) e Waldemar Gavião (baixo e vocal). A participação do grupo neste projeto tornou-se possível graças ao apoio do empresário/produtor musical Carlos Alberto Xaulim.

* 1: Leia “Canto Chão / Entrevista – 1980”.

* Texto e foto: Gilmar Ribeiro de Castro.

Compartilhe