Tudo começou com o Grupo Escolar de Patos, criado pelo decreto 4.065 de 23 de dezembro de 1913 e inaugurado em 04 de junho de 1917 no local onde hoje está instalado o Colégio Nossa Senhora das Graças. Em 02 de abril de 1918, por portaria, o Grupo Escolar de Patos recebe a denominação especial de Grupo Escolar Marcolino de Barros, homenagem a um dos mais ilustres homens públicos que trabalharam pelo desenvolvimento e educação de Patos de Minas. No final de 1933, Olegário Dias Maciel deu-lhe novo e definitivo prédio¹.
A edição de 10 de junho de 1945 do jornal Folha de Patos fez uma alusão ao 28.º aniversário da instituição de ensino com o título “Grupo Escolar Marcolino de Barros”:
O 28.º aniversario do Grupo Escolar local foi comemorado condignamente no Estabelecimento, na manhã de 4 do corrente.
Confecionaram as professoras um rico e majestoso bolo que a diplomanda Heloisa Maciel Lemos, em delicada oração, ofereceu á exma. diretora Celcidia Alves Campos e dignas autoridades locais.
O ato da oferta foi coberto de uma revoada de palmas.
Seguiu-se apreciador programa litero-musical tendo agradado, especialmente, o numero dos chinesinhos.
Ao encerrar-se, falou eloquentemente o dr. Geraldo Tomaz de Magalhães, inspetor escolar, que enalteceu o trabalho do Grupo em nosso meio, desde os primórdios, com a direção do Prof. Modesto Ribeiro até os nossos dias com a atuação louvavel da atual diretora.
Terminou, sob repetidos aplausos, homenageando a memoria do eminente patrono do Estabelecimento, do saudoso dr. Marcolino de Barros.
* 1: Leia “Grupo Escolar de Patos”.
* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.
* Fonte da alusão: Arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.
* Foto: Do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, publicada em 24/03/2017 com o título “Grupo Escolar Marcolino de Barros em 1933”.