EVOLUÇÃO HISTÓRICA

Postado por e arquivado em DISTRITOS, PILAR.

Em 07 de setembro de 1923, a lei 843 criou o distrito das Minas Vermelhas, no povoado de Pilar. Não foi instalado. Depois de 15 anos de sua criação foi suprimido pelo decreto-lei 148, de 17 de dezembro de 1938.

A sede do distrito de Pilar tem lugar na fazenda do mesmo nome, que tinha vários proprietários, entre eles Sebastião Bela, que doou, na década de 1930, uma pequena área para a construção da capela. Eram confrontantes, entre outros, Adão Roxo, Aurélio Martins, Onésio, João Pedro, Ilídio Ferruja, Leandra Caixeta, José Sapateiro, Felipa Correia. Todos os confrontantes se reuniram para construir a capela. No ano seguinte, foi inaugurada com uma celebração eucarística presidida pelo Monsenhor Manoel Fleury Curado.

Sebastião Bela fez a divisão do terreno, mas não documentou a igreja. O local, posteriormente, passou a ser ocupado por posseiros. No final da década de 1960, início de 1970, foi demolida a primitiva capela, já com a nova construída na esquina da Rua Monsenhor Fleury com a Florentino Machado, em terreno doado por Laurindo Hilário dos Santos.

A sede do distrito foi ampliada, a partir de planejamento, em terreno de propriedade de Laurindo Hilário dos Santos, que ainda detém a maior parte dos lotes vagos. O desenvolvimento local era acentuado. A população não o desejava como simples arraial, mas o queria elevado à categoria de distrito. Lideraram o movimento, com adesão de toda a população, para que se criasse o distrito, Laurindo Hilário dos Santos, Matias Luiz da Silva, José Medeiros (José Maria). Todas as lideranças do lugar reconhecem o apoio do deputado Elmiro Alves Nascimento e dos vereadores Dercílio Ribeiro de Amorim, Sílvio de Deus Gomes e Abílio Gomes Ferreira.

Com a justificativa de que “o artigo 15, do Ato das Disposições Transitórias da Lei Orgânica do Município de Patos de Minas, por si só justifica a proposição do Projeto de Lei 118/92, de 15 de junho de 1992, que cria o distrito de Pilar”, foi apresentada pelos vereadores Sílvio de Deus Gomes e Abílio Gomes Ferreira, projeto de lei, em 15 de junho de 1992 criando o Distrito de Pilar. Os signatários terminam a justificativa assegurando que “o distrito de Pilar reúne as condições exigidas para tal fim e, resta-nos tão somente colocar em prática fato já consignado na Lei Maior de Patos de Minas”. Aprovado o projeto, o prefeito Antônio do Valle Ramos o transformou na Lei 3.027 de 30 de junho de 1992. Em 12 de novembro foi sancionada a lei 3.103, alterando a redação do artigo 2.º da lei 3.027, que passou a ter a seguinte redação:

“O distrito do Pilar terá as seguintes divisas e confrontações: começa no Rio Paranaíba, na foz do Córrego São Luiz; sobe por este córrego, até sua mais alta cabeceira, daí por espigão segue contornando as cabeceiras do Córrego Santo Inácio, indo atingir o Ribeirão Santo Antônio das Minas Vermelhas na foz do Córrego da Divisa; sobe por este córrego e depois pelo Córrego da Estiva, até sua cabeceira, nos limites com o município de Coromandel”.

Cumprindo determinações legais, no dia 06 de fevereiro de 1993, foi solenemente instalado o mais novo distrito do município de Patos de Minas, em solenidade presidida pelo prefeito Jarbas Cambraia e com a presença de autoridades municipais e do povo de Pilar.

* Fonte e foto: Patos de Minas, Meu Bem Querer, de Oliveira Mello.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in