HOMENAGEM AO DR. TELEMACO AUTRAN DOURADO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Presidida pelo Dr. Raymundo Gonçalves da Silva, Juiz de Direito da Comarca, realisou-se no Domingo passado, no Forum, às 13 horas, uma sessão solemne em homenagem ao Dr. Telemaco Dourado¹. O povo de Patos, sem distincção de cores politicas, querendo significar ao illustre magistrado todo seu reconhecimento e admiração pela linha de impeccavel conducta que seguiu durante o tempo em que exerceu a judicatura n’esta Comarca, promoveu aquella reunião para offerecer-lhe duas lembranças: uma becca e um rico estôjo.

Muito antes da hora marcada para o inicio da sessão já o vasto salão do Forum estava litteralmente cheio. Diversas familias de nossa melhor sociedade là estavam emprestando á solemnidade mais brilho e mais fulgor. Ali estava o que Patos possue de mais representativo. Em todos os semblantes, percebia-se grande pezar pelo afastamento do integerrimo magistrado.

Quando o Dr. Telemaco, acompanhado de sua Exma. Senhora D. Alice Dourado, penetrou no vasto salão, foi saudado por uma prolongada e estrondosa salva de palmas.

Depois de ligeira palestra, foi aberta a sessão pelo Dr. Raymundo Gonçalves, que convidou o homenageado para tomar logar á mesa. O novo Juiz de Direito de Patos, começou dizendo que aquella reunião tinha por fim prestar uma significativa e merecida homenagem ao integro magistrado, que com elevação e absoluto criterio gerira os destinos judiciarios d’esta Comarca e que, com o mesmo brilho, iria exercer as mesmas elevadas funcções em Monte Santo. Depois de mais algumas judiciosas considerações, o illustre magistrado, deu a palavra ao orador official da festa – Dr. Euphrasio Rodrigues. O insigne tribuno, fallando em nome de toda população de Patos, ali tão condignamente representada, proferiu um magnifico discurso que causou optima impressão. Disse longamente do pezar com que o povo de Patos via afastar-se o magistrado culto e criterioso, que pela sua integridade, pela sua imparcialidade, pelo seu devotamento á causa da Justiça era um verdadeiro Juiz de Direito. Terminou formulando votos para que Telemaco Dourado continuasse sempre a mesma rota luminosa que aqui sempre palmilhou.

Depois da fulgurante oração do Dr. Euphrasio Rodrigues, as gentis senhorinhas Esther Borges e Angela Mourão, entregaram ao Dr. Telemaco uma becca e um bello estojo com insignas de bacharel, em alto relevo e monogramma.

Em seguida, o Dr. Telemaco visivelmente emocionado levantou-se para agradecer. Iniciando seu agradecimento disse que não merecia aquellas homenagens muito acima de seus méritos; que se soubesse ficaria tão depressa radicado à esta terra dadivosa, onde vive um povo laborioso e honesto, jamais teria vindo até Patos. Era com profundo pezar que deixava Patos. Acceitava aquella manifestação e aquellas offerendas como sendo a expressão calorosa da generosidade do povo de Patos.

Disse mais que si d’aqui partisse para occupar posições de onde pudesse distribuir empregos e fazer favores, poderia ver n’aquelle gesto uma segunda intenção, mas partindo para uma Comarca onde será um simples juiz, reconhecia que seus amigos desejavam premiar os seus esforços em pról da justiça d’esta terra. Jurou que os arminhos d’aquella becca nunca seriam manchados e que em qualquer logar será sempre o mesmo juiz que, em suas funcções não conhece amigos, sempre o mesmo homem indesviavel do caminho do dever, que aquella becca haveria de ser conservada sempre limpa e sempre pura; que em qualquer parte serà um sereno applicador da justiça, sem servilismos, porque o juiz não serve, mas applica a lei.

Terminou o Dr. Telemaco apresentando suas despedidas ao povo de Patos e affirmando que leva d’esta terra a mais grata das recordações, porque alem das bôas amisades que aqui deixa e do tratamento cavalheiroso que sempre recebeu de todos os patenses, ainda terá a fallar-lhe sempre de Patos seu ultimo filhinho, Waldomiro, aqui nascido ha poucos dias².

Terminadas as ultimas palavras do homenageado, o Dr. Raymundo Gonçalves encerrou a sessão e convidou a todos os presentes que acompanhasse o Dr. Autran Dourado á sua residencia. Do Forum à rua General Osorio onde morava³, o ex-juiz de Patos foi acompanhado de centenas de pessoas e da banda de musica S. Cecilia.

Ali o Dr. Telemaco apresentou a todos suas despedidas, a todos abraçando, agradecendo aquella prova de apreço, e, ao mesmo tempo, offerecendo seus prestimos em Monte santo, onde passa a residir.

Em todas as homenagens, este jornal foi representado pelo seu Diretor e pelo Gerente4.

* 1: Leia “Telemaco Autran Dourado”.

* 2: Leia “Autran Dourado: Patense só no Cartório”.

* 3: Leia “Casa Onde Nasceu Autran Dourado”.

* 4: Respectivamente José Olímpio Borges e José Gonçalves de Amorim.

* Fonte: Texto publicado com o título “Grande manifestação de apreço ao Exmo. Sr. Dr. Telemaco Autran Dourado, dignissimo ex-Juiz de Direito de Patos” na edição de 21 de fevereiro de 1926 do Jornal de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Geni.com.

Compartilhe