PATOS PROGRESSISTA EM 1918

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL CIDADE DE PATOS (1918)

Bem poucas cidades sertanejas offerecerão como a de Patos, tão significativo exemplo de prosperidade e adeantamento, operados em tão limitado numero de annos.

Tudo aqui, respira bem-estar e conforto, animação e contentamento.

Em todos os seus habitantes se refflecte o mesmo espirito de actividade e as mesmas disposições para o trabalho e o emprehendimento, que sabem encontrar a mais larga compensação.

E não se diga que essa situação de folgado bem-estar se attribue a excepcionaes favores da natureza, aliàs, prodiga e generosa para com o solo patense.

Conhecido o seu grande afastamento dos centros de recursos, è bem de ver-se que tudo quanto Patos possue do moderno adeantamento das grandes cidades, representa notavel somma de energia e boa vontade da parte de seus habitantes, sabiamente inspirados por dirigentes e administradores de incontestavel valor. Em rapidos traços poder-se-ão citar as principais attestações do seu progresso no decurso de um lustro, numa crescente e solida expansão.

A sua illuminação electrica não fica aquem das melhores do Estado. O serviço de canalisação d’agua potavel foi executado de molde a satisfazer o desenvolvimento da população.

Grande numero de edificações surgem annualmente, solidas e confortaveis, consultando ás regras da architectura moderna.

Afastada doze leguas, da mais proxima estação da E. ferro Goyaz, Patos cogitou logo de remover esse inconveniente, por meio de uma estrada de automoveis, e, graças aos esforços infatigaveis do Sr. Major Sesostris Maciel, esse serviço é hoje uma realidade, possuindo Patos, no testemunho expontaneo dos mais entendidos, uma das melhores estradas de automoveis, máo grado as dificuldades de terreno, com um bom serviço telefônico até o extremo da estrada, e transposta essa longa distancia, em menos de tres horas de viagem.

Preoccupando-se com a saude publica, cogitaram os seus habitantes, da fundação de um estabelecimento hospitalar, e tão adeantado se encontram hoje os fundamentos desse projecto, que, traduzido brevemente em realidade, será o hospital de Patos um doas melhores entre os seus congêneres no Estado.

O telegrapho nacional, vencidas as ingentes difficuldades da distancia e da epoca, será brevemente inaugurado. Jà se acham lançadas as bases do estabelecimento de uma rede telephonica urbana; e muitos outros serviços de real utilidade vão sendo executados paulatinamente. A expansão agricola e industrial do municipio cresce sensivelmente de anno para anno, trazendo a todos, folgados recursos economicos.

E todas essas manifestações palpitantes do seu progresso, deve Patos ao espirito laborioso e emprehendedor do seu povo, a quem a “Cidade de Patos” rende nestas linhas uma sincera homenagem de admiração.

* Fonte: Texto publicado com o título “O Progresso de Patos” na edição de 10 de janeiro de 1918 do jornal Cidade de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, publicada em 26/04/2016 com o título “Usina da Cia. Força e Luz no Ribeirão da Mata”.

Compartilhe