PÔNEI

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, OUTROS.

poneiQuem pensa que o Pônei é apenas um cavalo anão está enganado, e é ainda mais errôneo acreditar que sua estatura é uma anormalidade ou defeito. Este animal é apenas um equino de estatura pequena em comparação com outros cavalos, mas com a mesma resistência dos cavalos maiores, tanto no trabalho como no lazer. A palavra pônei deriva do francês poulenet, que significa potro ou cavalo jovem. O significado moderno da palavra, no entanto, é diferente, já que se trata de um cavalo com aparência miniaturizada mesmo depois de adulto. Estes pequenos animais foram domesticados e criados para diversas finalidades, desde condução, transporte de mercadorias, montaria de crianças, e até mesmo para apresentações artísticas.

O país mais famoso por seus Pôneis é a Grã-Bretanha, pois lá foi desenvolvida, no decorrer de muitos séculos, uma grande variedade de raças que apresentam as mais diversas características que poderíamos encontrar em um pônei. Raças maiores, menores, mais robustas, com diferentes conformações físicas, resistência, habilidades, etc. Dados da ABCPônei (Associação Brasileira de Criadores de Pônei) mostram que no Brasil ele surgiu de um cruzamento da raça Shetland com alguns exemplares trazidos da Argentina, dos tipos Falabella, além de animais oriundos do Paraguai e Uruguai. Outra raça brasileira surgiu no sul de Minas Gerais, próximo ao campo das vertentes e Triângulo Mineiro, espalhando-se por Goiás, Bahia e demais estados do Nordeste e atualmente está em todo o país.

É importante destacar que todos os Pôneis são oriundos de lugares onde a disponibilidade de alimentos era pouca e as regiões inóspitas. Isto leva a crer que ele talvez tenha evoluído de forma mais lenta que os demais equinos, estando atualmente mais próximo do ancestral do cavalo. Por isso, quando criados em terras de melhor qualidade e em condições mais amenas conseguem adquirir uma estatura um pouco mais elevada que os animais das ilhas nativas.

Comparativamente a um cavalo, entre outras características, além da sua estatura mais reduzida, os Pôneis exibem uma cabeça mais curta com um perfil fronto-nasal de reto e subconvexo, e testa mais ampla. Os olhos são grandes, orelhas médias, narinas grandes e elípticas, crinas e caudas mais densas, pescoço mais grosso, estrutura óssea mais pesada, e pernas proporcionalmente mais curtas. Geralmente o tamanho oscila entre 86,4 cm a 1,47 m. Em média, a altura é de 1,1 m. A definição moderna do termo Pônei diz tratar-se de um cavalo adulto que mede no máximo 1,47 m (ou 58 polegadas). Algumas associações, no entanto, definem o Pônei como sendo um cavalo que mede entre 1,42 m (56 polegadas) e 1,50 m (59 polegadas). Para a finalidade de mostra, são agrupados em três diferentes classes referentes ao porte; pequeno, médio e grande.

É mais carinhoso e amigável do que os cavalos em geral. Não é mito a docilidade e a inteligência acentuada deste animal, por isso são amplamente utilizados em terapias de crianças com deficiências físicas ou mentais causadas por lesões neuromotoras de origem encefálica ou medular, patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas por acidentes diversos e disfunções sensório-motoras.

Mesmo pequeno, a força e a coragem também são destaques. Por causa da sua graciosidade, entre os séculos XVII e XVII, os antepassados dos Pôneis eram utilizados como presentes (animais de estimação) para príncipes e reis.

Se você está pensando em ter um Pônei como animal de companhia é preciso estar ciente dos cuidados que exige. Eles, como qualquer equino, precisam de um lugar amplo para viver, pois quanto mais amplitude, maior a comodidade. Sítios e haras são os melhores locais para eles viverem. É possível ter um em casa desde que o local seja grande, com um quintal com grama e um lugar coberto. Tony Gusso, Médico Veterinário do Jockey Club de São Paulo, compara a infraestrutura necessária para os Pôneis com a dos cachorros de grande porte.

Como todos os animais domésticos eles precisam de uma série de cuidados, como o ferrageamento (inserção e manutenção da ferradura), vacinação, vermifugação e alimentação adequada, que previnem problemas futuros como baixa do sistema imune e síndromes cólicas tão comuns em equinos. Além disso, é preciso ficar de olho nos parasitas e processos infecciosos. Todo esse procedimento é melhor executado com a orientação do Médico Veterinário.

O Pônei não tem traços de agressividade que o tornem perigoso, mas para que ele crie um laço com o dono é importante que se adicionem amor e carinho na lista de demandas. “A boa relação de cuidado e o contato com o ser humano trazem a docilidade pela qual o animal é conhecido. Para que a amizade entre você e seu Pônei seja duradoura, prefira uma raça que se adapte ao ambiente que será oferecido a ele. A escolha não deve ser feita apenas pela simpatia ou beleza dessa ou daquela raça, tudo tem de ser avaliado”, esclarece o Dr. Gusso. A expectativa de vida é de 30 anos. Os preços podem variar muito de acordo com a raça e seu grau de pureza, custando entre R$1.500,00 a R$ 7.000,00.

* Fontes: Encontrospet.com.br e Ruralcentro.uol.com.br.

* Foto: Oscavalos.com.

Compartilhe