PRIMEIRAS NOTÍCIAS SOBRE A ENERGIA ELÉTRICA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

AMADEULUZ ELECTRICA

Sabemos que um grupo de tres capitalistas está resolvido a tratar do fornecimento de energia electrica para luz e força¹ desta cidade, para o que já estão sendo dadas providencias que demonstram a realidade de tão grande melhoramento.

Consta que um dos organisadores brevemente seguirá para o Rio, afim de providenciar sobre o assumpto, adquirindo materiaes, parecendo que a Casa Vivaldi será procurada para tratar da installação.

Si não fracassar essa esplendida idéia é o caso de congratular-nos com esta nossa querida Patos, por mais um agigantado passo seu na senda do progresso, e felicitarmos aos tres illustres capitalistas referidos pela bella iniciativa.

Avante sempre!

______________________________________________________________

LUZ ELECTRICA EM PATOS

“Já sabe que vamos ter luz electrica?”

E’ este o ouvi dizer que Domingo passado chegou ao meu conhecimento.

A principio julguei tratar-se de um desses boatos costumeiros a surgirem e vagarem sem mais nem mais entre nós; ao depois o assumpto tomou outro caracter diverso. Curioso procurei saber si esse desejado commettimento ia partir de nossa Camara, conseguindo saber; e, abelhudo que sou, faço publico – que não; a cousa tem atraz de si um que de verdade, mas partirá de Empreza Particular.

Os emprezarios da mesma são homens de nossa terra (não temam desta vez a invasão de extranhos) e por certo obterão brevemente o seu privilegio. Baseando-me no mesmo ouvi dizer, afirmo que, é para termos, dentro de um anno as interessantes peras de fogo penduradas ahi pelas nossas ruas.

O orçamento já feito importa em 60:000$000.

A força productora da Luz será fornecida pelo Ribeirão da Matta.

Que esses nossos conterraneos alcancem felizes o fim a que aspiram, tornando authentica esta noticia, é voto sincero que faz o

REPORTER.

* 1: Leia “Eletricidade: da Lamparina à Cemig – Histórico da Força e Luz”.

* Fonte: Textos publicados na edição de 22 de março de 1914 do jornal O Commercio, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Publicada em 07/02/2014 com o título “Amadeu e Sua Usina de Eletricidade”.

Compartilhe