1.ª VARANDA URBANA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

1.ª VARANDA URBANAA instalação do primeiro Parklet (Varanda Urbana) em Patos de Minas, pode dar um impulso e servir de exemplo para a construção do Calçadão com quarteirão fechado no centro do Município. O equipamento foi construído recentemente em Patos de Minas, na Rua José de Santana, nº 484 – entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Major Gote. O objetivo de tais intervenções urbanas é promover uma mudança de cultura e ter melhor aproveitamento de espaços para a cidade e pessoas. A iniciativa e ousadia foram dos proprietários da empresa Provanza, loja especializada na linha de aromas e sabores, bem estar e saúde, com o apoio técnico de instituições importantes, inaugurado em 24 de maio de 2016, data de aniversário da cidade.

A implantação da primeira Varanda Urbana contou com a parceria da Acipatos, Unipam, Provanza, Adesp, CDL,  Sebrae  e Prefeitura de Patos de Minas contemplando o início de algumas ações estabelecidas durante o Fórum de Planejamento – A Cidade que Temos. A Cidade que Queremos, realizado em Patos de Minas, em setembro de 2015, com ampla participação de segmentos da sociedade organizada.

Para o diretor de Meio Ambiente, Civuca Costa, a instalação da varanda urbana pode motivar a construção dos primeiros calçadões no centro de Patos de Minas. A ideia já foi protocolada na Prefeitura Municipal no ano passado pela Diretoria de Meio Ambiente, sugerindo o fechamento  do  quarteirão na Rua José de Santana, no trecho entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Major  Gote,  setor onde  foi  instalado o Parklet e a via secundária  adjacente à praça Desembargador Frederico (antiga Rodoviária). Calçadões são espaços livres que harmonizam e humanizam as áreas públicas com o objetivo de promover uma melhor mobilidade urbana.

Parklets são áreas contíguas às calçadas, onde são construídas estruturas a fim de criar espaços de lazer e convívio onde anteriormente havia vagas de estacionamento de carros, buscando-se criar ambientes mais amigáveis para pedestres e ciclistas.

No início da semana, a Diretoria de Meio Ambiente encaminhou à direção da Loja Provanza, ofício nº 168/2016, cumprimentando à iniciativa de construção do primeiro Parklet e recomendando que no local sejam plantadas mudas de árvores para futuros sombreamento, climatização e valorização do espaço urbano em frente a empresa.

“A intervenção deve servir de exemplo para que outros empreendimentos e lojistas desenvolvam projetos semelhantes e similares, com o objetivo de ampliar os ambientes amigáveis para pedestres e a valorização de áreas livres e sustentáveis. Recomendamos que os responsáveis pela Provanza realize, também, no entorno e calçada da Loja e do ‘Parklet’, plantio de árvores urbanas para melhoria do clima local, com a doação de mudas por meio do Viveirinho do Mocambo de arborização urbana”, explica Civuca Costa, diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Patos de Minas.

* Fonte e foto: Texto publicado com o título “O Primeiro Parklet Foi Instalado Recentemente na Rua José de Santana em Patos de Minas” e subtítulo “Varanda urbana pode motivar a construção de calçadão em Patos de Minas” na edição de 23 de julho de 2016 do jornal Folha Patense.

Compartilhe