CONCURSO DE REDAÇÃO AMBIENTAL

Postado por e arquivado em ARTES, EVENTOS, LITERATURA.

REDAÇÃONo dia 7 de outubro, às 19 horas, no House Fest, na Avenida Fátima Porto, aconteceu a cerimônia de entrega da premiação dos três primeiros colocados do Concurso de Redação Ambiental que faz parte do Programa de Orientação e Educação em Meio Ambiente – Poema, voltado a alunos da rede municipal de ensino de Patos de Minas. A solenidade foi inserida na programação do Seminário de Educação Empreendedora, realizado pela Semed – Secretaria Municipal de Patos de Minas, com a presença de 800 educadores do Município.

Os três alunos vencedores ganharam individualmente uma bicicleta e medalha de reconhecimento. Os professores ganharam um tablet pela orientação nos textos dos estudantes vencedores do concurso de redação ambiental, organizado pela Diretoria de Meio Ambiente e empresa Limpebras.

As redações tiveram como tema o meio ambiente da cidade. A Secretária Municipal de Educação, Marlene Machado Porto, o Secretário de Planejamento e Urbanismo, Virgílio Borges, o diretor de Meio Ambiente, Eugênio Pacelli Civuca Costa, e representante da Limpebras, participaram da entrega das medalhas e prêmios aos vencedores e orientadores do concurso de redação.

Na próxima edição, em 2015, o objetivo da Diretoria de Meio Ambiente é ampliar o concurso a alunos das escolas estaduais e particulares como forma de incentivar estudantes de toda rede de ensino para com as questões ambientais. “Iremos ampliar a participação dos estudantes; dessa forma acreditamos que aumentará também a conscientização das crianças e jovens sobre os problemas ambientais”, destacou a bióloga da Prefeitura Municipal, Eni Aparecida do Amaral.

Os ganhadores do Concurso de Redação Ambiental, versão 2014, foram os seguintes: o 1.º lugar ficou com o aluno Gustavo Gomes Lacerda, da Escola Municipal Jacques Corrêa da Costa, no bairro Lagoinha. Professora orientadora: Marluci Maria Castro. Texto: “Parceria pelo meio ambiente”; o 2º colocado foi Michelly Silva, da Escola Municipal Delfim Moreira, de Lanhosos. Professora orientadora: Helen Ferreira Silva Froe. Texto: “Como será o nosso futuro?”; e o 3º colocado Paula Kattiyela Alves. Professora orientadora: Paula da Silva Lisboa. Texto: “Eu fiz a minha parte. E você? Fez a sua?”.

A abertura do evento contou com a apresentação de professor e alunos do Conservatório Municipal, com músicas de Luiz Gonzaga.

O Programa de Orientação e Educação em Meio Ambiente –POEMA – é desenvolvido pela Prefeitura de Patos de Minas em parceria com a Limpebras e tem o objetivo de conscientizar alunos do ensino Fundamental sobre as questões ambientais, abrangendo temas relacionados às agendas: verde, azul e marrom.

Este ano, o programa incluiu os alunos das escolas municipais, onde foram feitas palestras, distribuição de cartilhas ambientais para serem trabalhadas pelo professor e por fim um concurso de redação ambiental. Em 2015, o objetivo é ampliar o programa para que ele seja estendido às escolas da rede estadual e particular, que tiverem interesse.
As escolas municipais enviaram uma redação pré-selecionada (seleção interna feita pela própria escola, onde participaram os alunos do 7º ano – escolas da zona urbana e os alunos do 7º, 8º e 9º ano – escolas zona rural e distritos). As redações enviadas foram analisadas por uma comissão instituída para este fim.

Em conformidade com o regulamento do concurso, foram escolhidas três redações, cujos alunos autores foram premiados cada um com uma bicicleta e medalha de reconhecimento. Os professores orientadores das redações escolhidas receberam cada um, o prêmio de um tablet e placa de reconhecimento.

A equipe da Diretoria de Meio ambiente e da empresa Limpebras agradece o apoio da Secretaria Municipal de Educação e a participação das escolas municipais no programa, bem como no concurso de redação ambiental. Agradece também o apoio dos colaboradores que participaram da Comissão Avaliadora do Concurso de Redação Ambiental 2014: César Pereira Caixeta (Engenheiro Agrônomo e Fiscal ambiental da Prefeitura de Patos de Minas), Fábio Pacheco Silva (Biólogo e Fiscal ambiental da Prefeitura de Patos de Minas), Luciana Esteves da Fonseca (Coordenadora de Educação Ambiental do IEF), Maria de Fátima Landim Alves e Goulart (Diretora da E. E. Marcolino de Barros e Professora de Produção de Texto) e, Neide Canêdo de Magalhães Carvalho (Diretora e Professorado Colégio CM – Coração Materno).

* Fonte e foto: Texto publicado na edição de 01 de novembro de 2014 do jornal Folha Patense.

Compartilhe