A Escola Municipal Gino André Barbosa, situada na comunidade de Posses do Chumbo, na zona rural, é uma escola núcleo que conta com cerca de 240 alunos da Educação infantil ao 9º ano. Sob a direção de Edneuza Aparecida de Almeida Pains e da supervisora educacional Elza Aparecida da Mota Silva, a escola desenvolve importantes atividades educacionais.
De acordo com a supervisora educacional Elza Mota Silva, dentre essas atividades estão importantes projetos pedagógicos que fazem com que ela se destaque pela competência, criatividade e inovação na área educacional, obtendo resultados relevantes para os alunos, comunidades nucleadas e sociedade em geral.
“Dentre eles, destaca-se o Projeto de Educação Ambiental Viveiro Sustentável, realizado há oito anos, em parceria com vários órgãos governamentais – IEF, CIMA, Prefeitura de Patos de Minas ( Semed), Polícia Ambiental –, bem como Agrocerrado, Syngenta, Fundação Abrinq, Fazenda Colônia Agrícola, entre outros”, explica Elza.
As ações realizadas vão desde o plantio de mudas de mata ciliar em torno de nascentes, com acompanhamento prático, após explanações teóricas, até a conscientização ambiental dos alunos, para que possam aplicar os conhecimentos em suas propriedades rurais.
Dessa forma, salvando uma nascente com um projeto arrojado de plantio de árvores e a recuperação de outras minas d’água, permite-se o crescimento das árvores e o aumento progressivo das águas, e na referida fazenda, hoje, em lugar da pastagem, há uma grande e rica floresta com toda a biodiversidade de espécies da fauna e da flora.
A instituição recebeu o Troféu CIMA de escola modelo de educação ambiental, além de outras premiações que merecem destaque especial, como o primeiro lugar no Concurso da Família, premiada entre os 100 melhores, a nível nacional, na categoria carta e contemplada com edição no livro Terra e Alimento.
A Escola Municipal Gino André Barbosa foi destaque das Olimpíadas de Matemática, recebendo medalha de ouro na OBMEP/15, conquistada pelo aluno João Victor de Araújo Sousa, 7º ano, que foi premiado entre 18 mil participantes de todo o país. Além do estudante, mais três alunos da escola receberão medalhas de honra ao mérito pela OBMEP/15.
A premiação pelo MEC está prevista para acontecer este ano no Rio de Janeiro em data ainda a ser confirmada. O compromisso e competência dos profissionais que nela trabalham, bem como a parceria constante dos pais e comunidades no entorno, fazem desta escola um exemplo de sucesso e de esperança de dias melhores para toda a sociedade patense.
* Fonte e foto: Texto publicado com o título “Escola Municipal Gino André Barbosa é motivo de orgulho para Patos de Minas” e subtítulo “Aluno João Victor de Araújo Sousa, do 7º ano, foi um dos ganhadores da medalha de ouro ao concorrer com 18 mil alunos participantes das OBMEP/15; escola também é destaque em outros projetos pedagógicos” na edição de 20 de fevereiro de 2016 do jornal Folha Patense.