ALGUNS DADOS DE 1997

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A1No período de 1955 a 1965, o município de Patos de Minas apresentou um intenso crescimento devido principalmente à construção de Brasília. Registra-se neste período uma grande aprovação de loteamentos e novas melhorias na infra-estrutura básica, principalmente com a chegada da energia elétrica e dos serviços de telefonia. No final da década de 1960 há uma interrupção no seu crescimento.

Já entre 1970 e 1987, apesar da região ter sofrido um processo de queda nas taxas de crescimento demográfico devido à polarização que outras regiões exercem sobre a mesma, como é o caso do Triângulo Mineiro, Belo Horizonte e Distrito Federal, o município de Patos de Minas apresentou tendência contrária, sobretudo devido ao crescimento da população urbana. Em 1987, a densidade de Patos de Minas era de 28 hab/km². Segundo dados preliminares do IBGE, referente ao censo demográfico de 1996, a densidade do município é de 33,86 hab/km².

O município de Patos de Minas possui uma população de aproximadamente 112.690 habitantes, sendo 55.690 homens e 57.292 mulheres. A média de habitantes por município na área urbana é 3,79 habitantes e na área rural de 3,57 habitantes. A população urbana é de aproximadamente 99.381 habitantes e a rural de 13.309 habitantes, verificando assim que as atividades econômicas rurais não têm sido capazes de gerar empregos na medida necessária para reter no campo um contingente significativo da população ativa.

EMISSORAS DE RÁDIO – Rádio Clube de Patos AM; Sociedade Patense de Radiodifusão-Clube FM; Radiopatos AM; Rádio Stéreo Liberdade FM.

CANAIS DE TELEVISÃO – Rede Manchete (direto do Rio de Janeiro); Rede Globo (TV Triângulo); Rede Bandeirantes (direto de São Paulo); SBT-Sistema Brasileiro de Televisão (direto de São Paulo); Nossa TV (Local e TV Educativa-SP); Rede Viva (direto de Campinas).

JORNAIS – O Tablóide, Diga/Agora e Folha Patense, editados em Patos de Minas. Os jornais e revistas de maior circulação no município são: Estado de Minas, Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, O Globo, revistas Veja e Visão.

A cidade é servida ainda com 5 agências dos correios, sendo 1 central e 4 franquias.

* Fonte: Texto publicado com o título “Patos de Minas – Sistema Demográfico” na edição n.º 55 de 03 de novembro de 1997 do jornal O Tablóide, do arquivo de Fernando Kitzinger Dannemann.

* Foto: Do arquivo de Donaldo Amaro Teixeira, publicada no dia 26/03/2014 com o título “Panorâmica na Década de 1990”.

Compartilhe