GRUPO “CORRE COLETIVO” E O GRAFITE

Postado por e arquivado em ARTES, DIVERSOS.

CORREO Grupo “Corre Coletivo” produziu no dia 25 de julho de 2015 a 10.ª Invasão da Arte. O evento foi registrado pelo jornal Folha Patense em sua edição de 01 de agosto com o título “Festival de Hip Hop reuniu vários grupos de grafiteiros em Patos de Minas:

O 10.º Invasão da Arte, evento organizado pelo Corre Coletivo, grupo formado por artistas independentes de Patos de Minas, reuniu no último sábado (25), na rua Raimundo Alves, Beco do Grafite, mais de 20 artistas de Monte Carmelo, Patrocínio, Uberlândia e São Paulo. Foram mais de 40 metros de muralismo, como os artistas denominam o local usado para as pinturas.

Além das pinturas, houve dança de rua conhecido como “street dance” com a Cia. Tribus de Patos de Minas, show de reggae com a banda Waryguana, show de rap com os grupos Conspiração Verbal Rappers, Parceria Forte, Mensageiro da Paz, Vandão e seus Diamantes, SMR e pré-lançamento do CD Voz de Poder.

O Coletivo Cinco Sete de Uberlândia fez uma oficina de “stencil” e realizou um varal de poesias com os moradores do bairro Cidade Jardim, que prestigiaram o festival.

Quem gosta de uma boa leitura encontrou vários títulos disponíveis numa feira montada pela organização. Foram doados por voluntários quase 100 livros.

Segundo Bertiher Teixeira do Amaral Júnior, integrante do grupo Corre Coletivo, a intenção era fazer uma galeria de artes a céu aberto no beco reunindo vários artistas para uma grande interação. “O evento superou as nossas expectativas e o que se viu foi um repertório variado; nas pinturas os artistas abusaram da criatividade e mostraram o estilo próprio; alguns pintaram personalidades como Chico Buarque, Criolo, Nina Simone, etc.”, explicou.

O “Beco do Grafite” surgiu em 2010 com apenas 3 metros de desenho, e dois grafiteiros, hoje são mais de 100 metros e se depender dos artistas patenses continuará crescendo cada vez mais. “A gente usa tinta spray ou tinta de parede (látex) ou esmalte a base d’água para as nossas pinturas; o resultado foi uma mostra variada, onde os artistas abusaram do colorido e embelezaram a paisagem urbana do beco”, salientou.

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas e patrocinadores apoiaram a realização da 10.ª Invasão da Arte, juntamente com a população que colaborou com a doação de tintas “látex” aos artistas.

Os painéis ficarão em exposição e a ideia é ampliar o espaço com mais pinturas e eventos deste tipo, tornando o local um ponto de encontro para os apreciadores da arte e para visitas do público.

Sobre o assunto, a repórter Rejane Gomes, na mesma edição do jornal, teve um texto publicado com o título “Invasão de Arte – Artistas transformam o cenário no Beco do Grafite” e subtítulo “Trabalho do Corre Coletivo tem contribuído para dar novo sentido aos espaços públicos da cidade”:

O trabalho dos artistas urbanos do Corre Coletivo, têm transformado o cenário em diferentes espaços da cidade. Através do grafite, suas cores e mensagens de crítica social, esses espaços públicos ganham um tom mais atrativo e lúdico. Basta andar pela cidade, para encontrar becos e praças que se tornaram murais para obras carregadas de sentido, de estilo e memória de cada artista.

No último sábado (25), o Beco do Grafite, no bairro Cidade Jardim, foi palco para mais uma intervenção do grupo. Além da pintura dos murais coletivos, o evento reuniu música, poesia, oficinas de arte e espaço para doação de livros. Artistas urbanos de diversas cidades marcaram presença com intervenções de grafite e street art. Para os organizadores, uma oportunidade de fortalecer a cultura de rua e promover a inclusão artística dos jovens da comunidade local. Esta foi a décima edição do evento.

Recentemente, o Corre Coletivo foi responsável por uma intervenção artística na Praça dos Esportes e da Cultura (PEC), situada no bairro Alto da Colina. Os artistas foram convidados pela diretoria do espaço para dar uma nova cara ao ambiente. Crianças da comunidade também participaram da ação, acompanhando as oficinas de arte ministradas pelos artistas do Corre Coletivo.

Mais que promover uma transformação visual, o trabalho do Corre Coletivo têm contribuído para revitalização de áreas esquecidas pelo poder público, trazendo ambientes mais aconchegantes para a população. Como é o caso também, da Praça Sebastião Martins Magalhães, no bairro Jardim Recanto, onde moradores assumiram o zelo do local e em parceira com os artistas do grafite e da street art transformaram a praça em um ambiente de encher os olhos. Flores, plantas medicinais e muitas cores resgataram a função da praça, de ser espaço de convivência da população.

Fazer este trabalho, no entanto, não é tarefa fácil, especialmente quando os artistas precisam de materiais adequados para realizar as intervenções. Para conseguir materiais como, tintas e pincéis, o grupo tem recebido apoio de alguns parceiros e recentemente realizou um bingo para arrecadação de recursos para compra desses itens. O Corre Coletivo continua contando com parceria da comunidade para continuar levando para os espaços públicos este trabalho que une arte, valorização da cultura das ruas e conscientização social.

Mais informações sobre as ações do grupo estão disponíveis na página do Corre Coletivo no Facebook.

Compartilhe