ATAÍDES DE DEUS VIEIRA

Postado por e arquivado em PESSOAS.

A1Nascido na vizinha cidade de Carmo do Paranaíba em 05 de julho de 1926 e filho de Francisco José Gomes e D. Olinta de Deus Vieira, Ataides de Deus Vieira mostrou-se desde cedo um garoto trabalhador e amante de viagem.

Em 05 de outubro de 1950 casava-se com D. Zelma Braz de Queiroz Vieira, lar do qual nasceu-lhes uma única filha. Nádia é tôda a Vicência do casal. Transferindo residência para Patos aqui ingressou na política, pertencendo anteriormente à União Democrática Nacional (UDN) e depois à Arena – legenda n.º 1. Em 1962 candidatou-se a vice-prefeito pela União Democrática Nacional (UDN) na chapa do então candidato a prefeito Sr. Adélio Gomes Ferreira. Não conseguindo se eleger nesta época, trabalhou na campanha para a disputa eleitoral de 1966 como candidato a prefeito, tendo como adversário o Dr. José Olímpio Borges e como companheiro de chapa o Sr. Dercílio Ribeiro de Amorim, conseguindo se eleger com 350 votos de vantagem. Tomou posse de seu cargo em 31 de janeiro de 1967 e a sua vitória foi comemorada com uma das mais movimentadas passeatas a que Patos já assistiu até hoje. Contou na sua gestão com a maioria dos vereadores na Câmara Municipal e na Assembléia Legislativa com 2 deputados eleitos por Patos – Sebastião Alves do Nascimento e Leopoldo Pôrto.

Foi homem sem paixão política e sem partidarismo e o seu ideal foi o desenvolvimento de Patos e da região que governou. Trabalhou por Patos em todos os setores – educacional, rural, comunicação, asfalto, água, etc. E onde havia uma obra da Prefeitura sendo executada, lá estava êle a prestar o seu apoio e o seu trabalho. Não foi homem de letras, mas dotado de uma capacidade de trabalho e de uma visão de negócio, qualidades estas que o tornaram grande administrador.

Além de prefeito de Patos foi um dos abastados fazendeiros da região, profissão que lhe deu grande conhecimento do problema do homem do campo, e ainda sócio-proprietário de várias empresas não só em Minas, como também em São Paulo, Curitiba, Brasília e Goiás.

Foi homem que não fez portanto do cargo que ocupou uma “profissão”, mas nêle trabalhou pelo amor à causa do bem-comum e pelo ideal de servir.

Na sua carreira política procurou trabalhar para todos sem observação de côr partidária, de credo político, dando a cada chefe, ou eleitor que seja, a colaboração da Prefeitura Municipal. Trabalhou ainda muito por Patos, a sua coragem administrativa fêz com ele cumprisse uma velha aspiração do povo patense – o calçamento da Av. Brasil.

NOTA: Ataídes de Deus Vieira faleceu em Uberlândia, onde foi sepultado, em 12 de fevereiro de 1976.

* Fonte: Texto publicado na coluna “Quem é Quem” da edição de 09 de janeiro de 1969 do jornal Folha Diocesana, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Do livro Patos de Minas: Minha Cidade, de Oliveira Mello.

Compartilhe