MATRICARIA DE F. DUTRA – 1911

Postado por e arquivado em ANÚNCIOS, COMÉRCIO.

Em 1911 o jornal “O Commercio” anunciava em suas páginas um excellente remedio inoffensivo para as creanças de 3 mezes a 3 annos cuja efficacia é attestada por mais de 200 medicos brasileiros. O produto prometia combater todas as perturbações da dentição. Era fabricado pela Drogaria Pacheco na cidade do Rio de Janeiro e estava à disposição dos interessados nas pharmacias patenses.

O nome “matricária” (com o assento) é aplicado a um grupo de plantas da família das Compostas, no qual estão incluídas malmequeres, dálias, crisântemos, margaridas, perpétuas, dente-de-leão, gérberas e tantos outros nomes familiares, mas está muito associado à camomila e artemísia no combate às dores e distúrbios gástricos, provocando também um estado calmante. No caso do anúncio, não há indicação sobre a espécie de matricária (ou matricárias) que foi usada na composição do medicamento.

DSC02089* Fonte: Edição de 04 de junho de 1911 do jornal O Commercio, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe