BENEDITO CORRÊA DA SILVA LOUREIRO

Postado por e arquivado em PESSOAS.

HOSPITALBenedito Corrêa da Silva Loureiro nasceu em 18 de novembro de 1915, em Entre Rio de Minas, Minas Gerais. Seus pais eram Flaviano Corrêa da Silva Loureiro e Amélia Evangelista Corrêa Loureiro. Cresceu como todas as crianças deveriam crescer, despreocupadamente, alegre e feliz, e em sua cidade natal cursou o primário, aprendendo as primeiras letras, tomou conhecimento do saber. Depois, em Belo Horizonte, no Colégio Arnaldo, completou os cursos ginasial e científico, ingressando em seguida na Universidade Federal de Minas Gerais, onde formou-se doutor em medicina no ano de 1944. Em 1945 veio para Patos de Minas, aqui fundando com seu irmão Paulo, também médico, em 08 de dezembro do mesmo ano, a Casa de Saúde Imaculada Conceição, que viria a ser reconhecida, pelos anos afora, como simplesmente “a Casa de Saúde do Dr. Benedito”.

“Benedito Corrêa foi como João Batista: a voz que clama no deserto”.

Lecionou vários anos no Colégio Arnaldo e Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Belo Horizonte. Foi professor no Colégio Silvio de Marco, em Patos de Minas; membro do Conselho Curador da Faculdade de Ciências e Letras de Patos de Minas; colaborador emérito, por vários anos, do Tiro de Guerra local; presidente das Conferências Vicentinas ao longo de vinte anos; presidente do Conbem; vereador em várias legislaturas e presidente da Câmara Municipal; palestrante, em muitas ocasiões, nas reuniões destinadas a crianças, jovens, noivos e casais; fazendeiro e, sobretudo, um homem de bem, caridoso, amigo das pessoas e querido por todos.

“Não se pertencia, e se deixava pertencer. Sua vida era um sacerdócio”.

Dedicou-se tanto à saúde de seu próximo, que esqueceu-se de sua própria saúde. E por isso se foi. Em 21 de abril de 1993, o Dr. Benedito faleceu em Belo Horizonte, sendo enterrado aqui, em Patos de Minas, na terra que ele tanto ajudou a crescer.

“Sua hora chegou. Quando a entendeu, não mais relutou. Partiu apressadamente, pois o Pai o aguardava.”

* Fonte: Edição n.º 5 do jornal O Tablóide de 01 de julho de 1996, do arquivo de Fernando Kitzinger Dannemann.

* Foto: Himaculada.com.

Compartilhe