III ENCONTRÃO-CANTAR NA PRAÇA / LANÇAMENTO

Postado por e arquivado em ARTES, DIVERSOS.

DSC01467A Comissão Casa de Cultura de Patos de Minas vai realizar novamente no dia 03 de abril o “III ENCONTRÃO-CANTAR NA PRAÇA”, a maior manifestação cultural da região.

Com uma programação intensa, iniciando-se às 06 horas da manhã e prosseguindo até a madrugada de segunda feira, o “ENCONTRÃO” mostra àqueles que ali comparecem todo o potencial artístico e cultural de nossa terra como: Artesãos, Cantores Populares, Fotógrafos, Palhaços, Fiandeiras, Violeiros, Catireiros e muitos outros elementos componentes da nossa “Flor Cultural” que ali envolvem num intercâmbio verdadeiro, e participando diretamente do processo de divulgação e preservação de sua manifestação cultural.

Do show participam compositores, músicos, poetas, violeiros e atores, entre outros, de Patos de Minas e convidados, numa mesclagem de expressões artísticas, proporcionando uma simples e direta troca de informações e um debate aberto da questão cultural a nível regional e nacional.

Da parte folclórica, que também faz parte do show, participam desde a tradicional Folia de Reis ao Congado, aos Moçambeiros; desde as fiandeiras até o fabricante de instrumentos musicais. Do público participam todos: civis, policiais, o clero enfim… o povo.

Sendo este evento o maior canal de divulgação, preservação e reconstituição cultural da região, e do tema deste ano que é a conquista para a construção da Casa de Cultura de Patos de Minas ou seja o Teatro Municipal.

Na programação e tópicos já concluídos temos: os cartazes e camisetas terão este ano a mostra da antiga estação Rodoviária grifando como ponto histórico da cidade e também o embrião da futura sede da Casa de Cultura.

Durante a semana serão exibidos nos Colégios, Igrejas etc… filmes do I e II ENCONTRÃO.

Dia 31/03/83 haverá um debate cultural com uma pessoa ligada à Secretaria de Cultura de Minas Gerais, tendo como pauta, Constituição de Casa de Cultura, Mapeamento Cultural e Folclore; o local será na Associação Comercial de Patos de Minas.

No dia 02/04/83 às 10:30 da manhã vai acontecer uma caminhada dos artistas de Patos de Minas, com instrumentos e faixas, com trajeto pela rua Major Gote até a praça; será animada pelo Trio Elétrico que seguirá na frente comandado pelo Clubinho Carnavalesco do Povo; na parte da noite do sábado haverá uma grande serenata pela cidade.

E finalmente, o domingo, acordará com a alvorada com as Bandas Musicais da cidade. Logo após a essência colorida do Show Infantil a partir das 8:00 hs com participação da Banda do 15.º BPM, Grupo Ude-Grude (Brasília), Show com Palhaço Xibiu (Uberlândia), Dércio Marques e Doroty, Grupo Carambola e Turma da Mistura, Kika, Teatro Infantil com Luiz, e a rua de Lazer com bolhas de sabão, tintas, argilas, sorvetes, gincana, bandeirolas e confetes.

Na parte da tarde haverá exposições, folias, congados, capoeira com os meninos do CIAME, Jogo de Truco etc…

A partir das 17:00 horas, teremos o Coral da Paróquia Santa Terezinha, Orquestra Sinfônica da UFMG, Peça Teatral.

Na seresta com Grupo Carinhoso, Brasil Gente Nossa, Gilberto Barão e Zé Maria, Música Sertaneja com: Zé Marreiro e Diamantino, Zé Tropeiro e Tabui, Osmano e Manito, Zé Beraba e Tesourinho, Pai e Filho e os Garimpeiros.

Na poesia (varal) teremos: Maria Esther Maciel, Clênio Pereira, Chico Terra, Wilson Pereira, Wander Porto, Flávio Almeida, Sivuca, Altino Caixeta, João Vicente e Maria Célia. No show popular com: Grupo Lavapés, Grupo Catara (florestal), Marcos Alves, Grupo Carambola, Dalla, Kátia Rabelo, Vane Pimentel, Grupo Renascença, Clarete, Waldemar (Gavião), Teofinho, Gilmar, Ivan Corrêa, Taquinho Noronha, Neuzinha Morais, Luiz Carlos Esteves, Abel e Charles, Alex, Kleber Lima, Woodson e Waguinho, Ivan Noé, Natal, Carlim Canarin, Ribamar, Marcio Ávila e Waldir Carvalho, Dércio Marques, Doroty Marques, João Carlos, Nazareth, Celso Adolfo e muitos outros, e no final o grande Carnaval com o Clubinho Carnavalesco do Povo.

E mais uma vez a Comissão Casa de Cultura vem ascender o pendão cultural com imensa participação e resultado positivo que no final todos saem dizendo:

“No ano que vem tem mais…”

* Fonte e foto: Texto do Presidente da Comissão Casa de Cultura, Eugênio Pacelli (Sivuca), e desenho de capa de Amelinha, publicados no n.º 66 da revista A Debulha de 31 de março de 1983, do arquivo do Laboratório de História do Unipam.

Compartilhe