ANUNCIADA A VINDA DA COMAG

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

ADia 16 de março [1972] foi um dia festivo e de alta significação para a cidade de Patos de Minas. No Palácio dos Despachos, às 12 horas uma caravana de ilustres autoridades patenses estava aguardando a presença do governador do Estado para proceder-se a assinatura da autorização do empréstimo de Cr$ 1.600.000 entre a Prefeitura de Patos de Minas e a Caixa Econômica do Estado, ali representada pelo Dr. José Resende Ribeiro, seu presidente. Nossa caravana era chefiada pelo Dr. Sebastião Silvério de Faria e fazia parte dela: Dr. Rubens Soares, Dr. Deiró Eunápio Borges Júnior, Juízes de Direito; Dr. Américo Santana, Promotor da Comarca; Dom Jorge Scarso, DD. Dr. Bispo Diocesano; Dr. José Ribeiro Carvalho e Pedro Pereira dos Santos, representantes do Sindicato Rural; Dr. Mário Cordeiro e Wilson Nogueira, representantes da Loja Maçônica; Onofre Augusto de Deus, Gerente da Caixa Econômica de Patos; Deputado Sebastião Alves do Nascimento; Ronaldo Andrade, Chefe do Dep. de Fazenda da Prefeitura; José Lobo de Vasconcelos e o jornalista José Maria Vaz Borges.

A caixa se fazia representar pelos diretores José Resende Ribeiro, Pres.; Dr. Antonio Milton Sales, Diretor da Carteira Habitacional; Dr. José Feliciano Pena, Assessor da Presidencia; Dr. Tito Simões, Dir. Adm.; Dr. Emerson Cançado, Dir. Financeiro; Dr. Edgard Guedes de faria, Dir. da Cart. Agricola e Dr. José Felippe da Silva, Diretor Secretário.

Às 12.5 dava entrada no salão nobre o Sr. Governador Rondon Pacheco que cumprimentando os presentes, dava a palavra ao Secretário de Viação e Obras Públicas que faz uma explanação dos propósitos de sua Pasta em dinamizar o saneamento básico em todo o interior do Estado.

A palavra é dada, em seguida, ao Dr. José Resende Ribeiro, Pres. Da caixa Economica do Estado, que diz do contentamento da MinasCaixa em ajudar, através de empréstimos à longo prazo, as Prefeituras do interior do Estado. Naquele momento, estava concedendo às Prefeituras de Patos de Minas, Itajubá e Botelhos, os recursos necessários para fazer face aos empreendimentos de abastecimento de água para suas cidades. Em seguida agradece em nome dos Prefeitos presentes, o administrador de Itajubá.

Finaliza a solenidade o Dr. Rondon Pacheco, dizendo do contentamento do Governo em Poder contribuir para que as Prefeituras possam resolver o sério problema de abastecimento de água de suas cidades, através da COMAG¹ que, vem crescendo consideravelmente, impondo-se como Empresa. Adiantou que, o seu governo TINHA PRESSA e que estava fazendo tudo para que o Estado de Minas encontrasse os meios necessários para caminhar aceleradamente, no mesmo ritmo de um Brasil Grande, dentro da política desenvolvimentista do Presidente Médici.

O ato de assinatura do contrato de financiamento entre a Prefeitura de Patos de Minas e a MinasCaixa foi efetuado às 17 horas, na Matriz daquela instituição financeira. Estavam presentes: Prefeito Silvério de Faria, Dr. José Feliciano Pena, Dr. Antonio Milton Sales, Ronaldo Andrade e o reporter do “JM”.

Agora, segundo informações prestadas a reportagem, dentro de 20 meses, a contar do início das obras, a cidade de Patos de Minas terá o seu moderno serviço de abastecimento de água, a qual será canalizada do Rio Paranaíba.

* 1: A COMAG – Companhia Mineira de Água e Esgoto foi criada em 1963 como parte da primeira política de saneamento a entrar em vigor em Minas Gerais. Em Belo Horizonte, a responsável pelos serviços de saneamento era o DEMAE – Departamento Municipal de Águas e Esgoto, o qual aderiu à COMAG em 1973. Pela lei nº 6.475, de 14 de novembro de 1974, a COMAG passa por reestruturação e recebe a denominação de COPASA – Companhia de Saneamento de Minas Gerais.

* Fonte: Texto publicado com o título “Aí Vem Água para os Patos…” na edição de 23 de março de 1972 do Jornal dos Municípios, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Conchalemnoticias.com, meramente ilustrativa de uma forma de captação de água de rio.

Compartilhe