INAUGURADA A PRAÇA VICENTE MANDU

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Sem títuloNo dia 20 de dezembro último foi inaugurada no Bairro do Cristo Redentor, uma pequena praça construída pelo Governo Municipal, Administração Arlindo Porto Neto, em terreno que até então vinha sendo utilizado como depósito de lixo. Além de sanar este problema do lixo com todos os seus inconvenientes, a praça oferece um aspecto agradável e funcional aos moradores daquele bairro. Com quadra para futebol de salão, espaço e equipamento para o lazer da criança, e ainda algumas mesas com taboleiro de damas, é o tipo da praça que todo bairro gostaria de ter e que está fazendo falta também em alguns pontos do centro.

Por indicação do Vereador Elterson Magalhães foi-lhe dado o nome de Praça Vicente Mandu, em homenagem ao ex-prefeito de Patos de Minas, Vicente Pereira Guimarães, conhecido por esta alcunha.

A inauguração desta praça estava incluída em um rol de mais outras, inclusive às obras iniciais do Colégio Agrícola, à Avenida JK, fruto da triplicação de pista e obras complementares de 5 quilômetros iniciais da BR-354. Esta Avenida JK, inclusive, se constitui em uma das mais belas e funcionais estradas de cidade que conheço, embora ainda carente de acabamentos que estão sendo executados.

A inauguração aludida ocorreu na manhã de domingo, 20 de dezembro, com as presenças do Sr. Prefeito Municipal, Arlindo Porto Neto e Senhora; Vereador Elterson Magalhães; Representantes do Bairro e da Associação de Moradores; Deputados José Mendonça de Morais e Bernardo Rubinger de Queiróz, a viúva do homenageado, D.ª Maria Guimarães e os filhos Eunice, Joel e Alice (José e Rubens não puderam comparecer); e alguns poucos parentes mais. Também alguns funcionários Municipais como a Sra. Prof. Martha Caixeta de Queiróz e Abílio Gomes Ferreira.

Pena que outros parentes e amigos da família não tenham recebido o convite. Parece que houve uma falha, ou no serviço de expedição da Prefeitura ou de entrega dos Correios. Por designação e convite específico da Tia Maria (Vicente Mandu, era meu tio, irmão de minha progenitora), lá estive para agradecer em nome da família. Não fora isto, nem teria ficado sabendo do evento.

A inauguração em si transcorreu dentro da normalidade, tendo início com o convite, pelo Abílio, chefe do cerimonial, à viúva, para descerrar a cortina que cobria a placa alusiva, o que foi feito sob palmas dos presentes. A seguir vários pronunciamentos se fizeram ouvir: do Sr. Prefeito Municipal, entregando a praça ao povo; do Vereador Elterson, do representante da Associação de Moradores, ambos a respeito da importância da praça para o bairro; e por último, do representante da família, agradecendo a homenagem e tecendo poucas considerações a respeito do homenageado.

A entrega da praça ao público se deu com uma partida de futebol de salão, tendo o Sr. Prefeito dado o pontapé inicial, sob palmas merecidas dos presentes.

O que causa alguma preocupação, quando uma obra assim é entregue ao povo é o risco de vandalismo, de danificação pura e simples, sem qualquer outro objetivo, por parte de pessoas sem formação social suficiente. No caso desta praça o Sr. Prefeito conta com a colaboração dos moradores do bairro, cuja associação pediu sua construção e se comprometeu a colaborar na sua manutenção.

Penso que deste modo teremos uma praça agradável e funcional por um tempo maior, pois quando se transfere a responsabilidade de sua manutenção para os próprios usuários, o interesse em conservar o bom, cresce.

Está de parabéns o Sr. Prefeito Arlindo Porto neto, pelo bom gosto e funcionalidade da praça. Estão de parabéns os moradores do Bairro Cristo Redentor. E a família de Vicente Mandu se sente agradecida pela homenagem. Alguém me disse que Vicente Mandu merecia uma praça maior e no centro. Discordo, porque as vias públicas do centro já têm seus nomes. E particularmente sou contra, por diversos motivos, a troca de nome de logradouros públicos. E além do mais, a praça ficou ótima e está em um bairro de população honrada e merecedora de nosso respeito.

* Fonte: Texto de Baltazar Guimarães Silva publicado na coluna “Encontros e Desencontros” com o título “Praça Vicente Mandu – 1”, da edição de 30 de dezembro de 1988 do jornal Correio de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de  História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Showmystreet.

Compartilhe