PRAÇA ABNER AFONSO: NOME QUE NÃO PEGOU

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

DSC01050Datada de 16 de outubro de 2013, a “Indicação” n.º 1.239 da Câmara Municipal, endereçada ao Prefeito Municipal, estabelece o seguinte:

A Praça dos Boiadeiros é uma das maiores e mais importante praça de Patos de Minas, sendo, inclusive, uma das mais frequentadas, porém o local se encontra com uma infraestrutura inadequada e em péssimo estado de conservação, expondo as crianças a riscos de acidentes e causando desconforto a seus usuários. Assim sendo, torna-se necessária uma urgente intervenção para que a Praça dos Boiadeiros seja reestruturada e urbanizada.

A “Indicação” foi assinada pelos seguintes vereadores: Lindomar Francisco Tavares, Lásaro Borges de Oliveira, Itamar André dos Santos, Braz Paulo de Oliveira Júnior, João Batista Gonçalves, José Lucilo da Silva Júlio, Valdir Reis de Jesus e Otaviano Marques de Amorim.

A primeira “urbanização” da Praça dos Boiadeiros foi efetuada pelo Prefeito Sebastião Alves do Nascimento, o Binga, oficialmente inaugurada em 14 de fevereiro de 1960. Sete anos depois, já na gestão de Ataídes de Deus Vieira, a Lei n.º 911, de 1.º de junho de 1967, alterou o nome para Praça Abner Afonso. De lá para cá, a Praça sofreu várias alterações em sua estrutura física, mas o mais curioso é que o nome Abner Afonso, apesar de ter sido um grande empreendedor do Município, não “pegou”. A maioria dos patenses (a começar pelos vereadores, como está muito bem evidente no documento acima) continua chamando-a de Praça dos Boiadeiros.

* Texto e foto (18/01/2014): Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe