ACADEMIA DE BALLET REINICIA AS AULAS

Postado por e arquivado em ARTES, DANÇA.

O Redator de “A Debulha”, manteve contato telefônico dia 10 de fevereiro com a Prof. Simone Maria Guimarães e Silva, de Belo Horizonte, que assumirá a Direção da Academia de Ballet, de nossa cidade, reiniciando as aulas a partir do dia nove de março deste ano. Na oportunidade colhemos algumas informações que julgamos do interesse da comunidade patense, em especial dos senhores pais de ex-alunas do Studio Rosana Romano, assim como das próprias bailarinas e todos os interessados pela continuidade de tão importante movimento cultural-artístico. Inegavelmente o benefício trazido para Patos de Minas com a abertura dos diversos cursos de ballet, desde o ano de 1975, pela Profa. Rosana Romano, foram de fundamental importância na formação artística de nossas filhas e do público que prestigiou e se deliciou com a realização dos cinco Festivais anuais de Ballet, promovidos por aquele Studio. Agora, diante da expectativa de uma solução de continuidade destes trabalhos, em muito boa hora, para nossa alegria e contentamento, a Profa. Simone, assume a Direção da Academia de Ballet de nossa cidade, bem como, o que é de fundamental importância, transfere definitivamente sua residência para Patos de Minas.

A Profa. Simone Maria Guimarães e Silva, natural de Belo Horizonte, é casada com o Dr. Eduardo Santos da Silva, nascido em Carmo do Paranaíba, tendo vivido toda a sua infância em nossa cidade, inclusive cursou o então Curso Primário, na tradicional Escola Normal Oficial, hoje Escola Estadual de 1.º e 2.º Graus “Prof. Antônio Dias Maciel”. O Dr. Eduardo formou-se em Engenharia em Belo Horizonte e agora, transferindo-se para nossa cidade, irá também trabalhar com seu pai, nosso conhecido amigo Oliveiros José da Silva, proprietário da concessionária Volkswagen – Auto Patos S/A.

A Profa. Simone Maria Guimarães e Silva, tem no seu currículo de 12 anos de ballet clássico: quatro anos de ballet moderno integrado ao jazz; um ano de ginástica pré e pós-parto; seis anos de ballet clássico no Studio Ana Pavlov, com as professoras Dulce Beltrão e Silvia Calvo; dois anos no Palácio das Artes com o Prof. Joaquim Ribeiro e Carlos Leite (considerado o melhor professor de Minas Gerais); quatro anos na Academia da Profa. Ana Lúcia Carvalho e seis meses com a Profa. Marilene Martins. Todos os cursos feitos em Belo Horizonte.

Além dessa formação específica, tem experiência teatral, já tendo trabalhado com Luis Otávio Brandão (teatro musical) e exerceu a direção artística do Grupo de Teatro Experimental do Instituto Vila Frota de BH.

O método a ser adotado pela Profa. Simone será o do Royal Ballet de Londres e no curso de ginástica pré e pós-parto, seguindo as técnicas do parto natural de Le Boaiê, pretende acompanhar as gestantes até a hora do parto.

As taxas de mensalidades da Academia de Ballet ficaram entre hum mil cruzeiros e setecentos e vinte cruzeiros. Neste ano deverá se realizar o Festival de Ballet e para 1982, ela tem planos de promover dois festivais, um, integrando a programação da Festa Nacional do Milho, e outro, em final de ano, sempre dedicando a renda para entidades beneficentes.

Ela nos adiantou que todas as professoras-assistentes do Studio de Rosana Romano serão convidadas a lecionar com ela.

A Profa. Simone tem um filho (Lucas) de um ano de idade e demonstrou acentuada jovialidade e entusiasmo em vir para Patos de Minas. Nossos votos de êxito em nossa cidade.

* Fonte: Texto publicado no n.º 18 da revista A Debulha, de 15 de fevereiro de 1981, com o título “Aulas de Ballet reiniciam dia 9 de março”, do arquivo de Dácio Pereira da Fonseca.

* Foto: Br.hellokids.com.

Compartilhe