TEXTO: MARIA MADALENA SILVA (1945)
Manhã clara e sorridente do dia de hoje anunciando mais uma etapa vencida de você meu caro berço natal, Patos de Minas¹!
Sim, você vence hoje mais um ano de progresso de ativa e sabia orientação, pois vejo personificada nesse dinamico desenvolvimento a ilustre e representativa personalidade do nosso digno prefeito, o sr. Clarimundo José da Fonseca Sobrinho que muito tem feito para que o seu nome vá alem das fronteiras brasileiras, como elo de amizade entre os povos longinquos. Você merece hoje a nossa homenagem sincera, a nossa saudação filial e amiga. Pois, como filhos queridos, não podiamos deixar passar despercebida essa data magna, que é mais um marco de civilização atividade, e progresso. 52 anos faz hoje que você é cidade jovem porque vemos de seu povo esse empulso dominador da mocidade que é chamado vigor².
Vigor e esperança, palavras cheias de animo e vontade de vencer tão comuns á mocidade. Você é jovem e esperanças. Patos de Minas! O teu vigor de cidade moça não fenecerá diante da palma verde de tua firme e convicta esperança. Sempre, cada vez melhores hão de ser os seus dias, porque a fertilidade de seu solo e sobre tudo a coragem de seus filhos não hão de poupar esforço para o seu bem e seu progresso.
Gente laboriosa e ativa, não hão de faltar, por certo, elementos capazes de elevar bem alto o seu valor e sua incomparavel projeção nos demais recantos brasileiros.
Patos de Minas, pedaço desse imenso [?], a data de hoje assinala mais um passo arduo para a senda gloriosa de sua vitoria. Há de vencer.
Os seus filhos sentirão orgulho de você, cada ano que for vencido de sua jornada de cidade progressista e amiga de todos. Como filha daqui, creio e afirmo que hoje não será demais, levar a todos o que sinto neste momento, em que comemora o seu aniversario. E’ um dia de festa e eu tambem me sinto jubiliante de satisfação por poder expressar o que minha alma desejava falar-lhe neste dia tão glorioso e festivo para todos os patenses. E assim meus caros ilustres conterraneos amigos e todos que me ouvem quero que vocês juntamente comigo saudem com um vibrante viva a nossa querida e bela cidade.
Viva Patos de Minas.
* 1: A Vila de Santo Antônio dos Patos foi criada pela Lei 1.291, de 30 de outubro de 1866, e instalada em 29 de fevereiro de 1868, emancipando-se do município de Patrocínio (leia “Instalação da Vila: A Emancipação”). Em 24 de maio de 1892, a Vila foi elevada a Cidade (leia “De Vila a Cidade”) e alterou o nome para simplesmente Patos, sem o “de Minas”. O decreto n.º 1.058, de 31 de dezembro de 1943, alterou o nome para Guaratinga (leia “Patos de Minas Mudará de Nome?”, “O Dia em que Patos Deixou de Ser Patos 1 e 2” e “O Patense Agradece o Retorno ao Nome Original da Cidade”). Esse texto é de maio de 1945, e a cidade chamava-se Guaratinga, como bem consta no jornal. Interessantíssimo é que o texto exclui o Guaratinga e usa o Patos com o “de Minas”, fato que só viria a ocorrer em 3 de julho daquele ano.
* 2: Se a Vila foi elevada à Cidade em 24/05/1892, em 24/05/1945 a Cidade completou 53 anos, e não 52.
* Fonte: Texto publicado com o título “Salve! 24 de Maio de 1945” e subtítulo “Maria Madalena Silva, 1.º ano normal, filha do sr. Tito Silva e de sua sra. d. Maria Silva” na edição de 27 de maio de 1945 do jornal O Commercio, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.
* Foto: Do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury, publicada em 01/02/2013 com o título “Lardo da Matriz na Década de 1940”.
* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.