ANUNCIADA A CONSTRUÇÃO DO NOVO PAÇO MUNICIPAL QUE NÃO VEIO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

O primeiro Paço Municipal foi inaugurado às 12 horas do dia 17 de setembro de 1914, na esquina da Avenida Getúlio Vargas com Rua José de Santana, mas efetivamente só começou a funcionar em 28 de março de 1915. A obra esteve sob a responsabilidade do respeitado empreiteiro João Ferreira da Silva¹. Vinte e sete anos depois, a edição de 18 de maio de 1941 do jornal Folha de Patos comunicou ao patense:

Sabemos que estão sendo feitos cuidadosos estudos no projeto de construção do futuro novo edifício da Prefeitura Municipal, cujos esboços tivemos ocasião de ver. Embora nada haja de definitivo, verificamos que o plano é grandioso, de molde a dotar a cidade de mais um monumento arquitetônico. O novo edifício, de dois pavimentos, comportará cômodamente tôdas as repartições e serviços da Prefeitura, distribuídos racionalmente, de modo a terem um funcionamento regular e eficiente. Justifica-se plenamente a resolução do ilustre Prefeito Fonseca Sobrinho: o velho “Paço Municipal”, da Avenida Getúlio Vargas, não atende mais à multiplicidade e ao movimento intenso de algumas épocas do ano. E’ urgente e inadiável a construção do novo Palácio que vai constituir, ademais, uma prova da grande marcha que o Município, florescente, pujante, magnífico, vem realizando nos últimos anos.

Entretanto, o projeto do novo Paço Municipal não foi adiante. Foram necessários outros vinte e sete anos para que, finalmente, uma nova Prefeitura fosse construída, o Palácio dos Cristais, oficialmente inaugurado no mesmo local da antiga em 24 de maio de 1969, durante as festividades da 10.ª Festa Nacional do Milho. Na ocasião, os vereadores José Maria Vaz Borges e Joseph Borges de Andrade se manifestaram indignados pela ausência de uma placa com os nomes dos idealizadores, dos que participaram ativamente na construção da obra, tais como Pedro Pereira dos Santos, então Prefeito; Freuza Zachmeister Mourão, projetista; Aldo Lino Silva, engenheiro-responsável; Aristides Rodrigues do Senhor Bom Jesus, mestre de obra. Poucos dias depois a placa foi providenciada. Em 13 de abril de 2009, através da Lei n.º 6.079, o nome do prédio foi alterado para Palácio Dona Filomena de Macedo Melo. Em 2010, com a transferência organizacional do Poder Executivo para o Centro Administrativo Oswaldo Amorim, instalou-se em suas dependências a UFU-Universidade Federal de Uberlândia.

* 1: Leia “Inaugurado o Paço Municipal”, “Casa Construída Por João Ferreira da Silva”, “João Ferreira da Silva Contrata Pedreiros – 1914”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fonte do comunicado: Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Foto: Do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, publicada em 28/02/2013 com o título “Prefeitura em 1928 – 1”.

Compartilhe