Uma grande obra, prevista para o primeiro trimestre do ano de 82¹, é o TERMINAL RODOVIÁRIO DA CAPITAL NACIONAL DO MILHO. A rodoviária, obra reclamada há vários anos pela cidade inteira, vai situar-se na Rua Piauí², nas proximidades da conhecida Lagoa dos Japoneses³, na região do bairro Cristo Redentor. O projeto prevê um número máximo de 480 partidas diárias, 10 plataformas de embarque e 4 de desembarque. Atualmente saem 90 ônibus em 18 horas de operação na precária Estação Rodoviária de Patos de Minas, com linhas regulares municipais, intermunicipais e interestaduais. Este terminal rodoviário será um dos mais modernos de Minas Gerais. TERPLA, empresa especializada em projetos de terminais rodoviários e que realizou o projeto de Patos de Minas, cabendo agora ao Engenheiro Honório José Lacerda da Prefeitura Municipal a responsabilidade técnica da construção.
Dr. Dácio Pereira da Fonseca, Prefeito Municipal para a execução desta grande obra contou com a eficiente colaboração do D.N.E.R., através do Engenheiro Dr. Alaor Pacheco; do Diretor Geral do D.E.R.- MG e as participações decisivas do Secretário Geral do Ministério dos Transportes, Dr. Vando Pereira Borges e do Vice-Diretor do D.E.R.- MG engenheiro Dr. Eli Pinheiro.
A concretização final desta obra será na atual administração, com o término previsto para fevereiro e no mais tardar abril de 1.982¹.
Ele será edificado numa área de 11.016 metros quadrados, sendo que 5.324,60 m² de área construída e o restante terá urbanização própria para o local.
O valor do empreendimento está orçado em Cr$ 41.000.000,00; os serviços de sondagens já foram realizados por técnicos do D.E.R. e nestes dias por motivo das fortes chuvas que caíram na cidade houve uma pequena interrupção, mas eles terão continuidade ainda neste mês.
Conforme informação prestada à nossa assessoria de imprensa pelo engenheiro responsável pelas obras, aproximadamente 100 homens trabalharão na execução do mesmo, entre técnicos e operários comuns.
Patos de Minas pelo seu desenvolvimento nos setores educacional, hospitalar e assistencial cada vez mais o identifica como verdadeiro pólo regional, e baseando principalmente no seu crescimento exige dos poderes constituídos um TERMINAL RODOVIÁRIO.
E é com esse pensamento que Dr. Dácio Pereira da Fonseca, está na luta desde o início de seu mandato para a concretização desta grandiosa obra que será uma realidade para a nossa querida Patos de Minas.
Saem da Estação Rodoviária de Patos de Minas desde as 4 horas da manhã até às 24 horas, ônibus para as seguintes cidades e localidades, em diversos horários:
Araguari, Araxá, Aragão (interior do município), Brasília, Belo Horizonte, Brasilândia, Bonsucesso (distrito de Patos), Bebedouro (interior do município), Brejão e Boassara (interior do município), Brejo Bonito, Carmo do Paranaíba, Cruzeiro da Fortaleza, Coromandel, Catiara, Divinópolis, Estrela do Sul, Guimarânia, Galena (município de Presidente Olegário), Horizonte Alegre (interior de Patos de Minas), João Pinheiro, Lagoa Formosa, Lagoa Grande (município de Presidente Olegário4), Lagamar, Monte Carmelo, Montes Claros, Monjolinho (município de Lagoa Formosa), Moreira (interior do município), Major Porto (Distrito de Patos de Minas), Presidente Olegário, Patrocínio, Pilar (localidade perto da Usina de Fosfato da Rocinha5), Pirapora, Paracatú, Pindaíbas (distrito de Patos), Rocinha (nas jazidas de fosfato), Serra do Salitre, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, São Domingos, Santana de Patos (distrito mais antigo do município), São João (município de Patrocínio), Sertãozinho (interior do município patense), Sabtiago (município de Presidente Olegário), Uberaba, Uberlândia, Unaí, Vazante, Varjão (município de São Gonçalo do Abaeté6) e ainda os entroncamentos onde a maioria dos ônibus tem o seu percurso normal, como Luz, Bom Despacho, Nova Serrana, Pará de Minas, Felixlândia, Curvelo, Sete Lagoas e outras localidades.
* 1: Inaugurada em janeiro de 1983.
* 2: Artigo 1.º da Lei n.º 1.720 de 27 de junho de 1980: As ruas Piauí e Foz do Iguaçu – no trecho compreendido entre as ruas Major Gote e Carmo do Paranaíba – passam a ter a denominação comum de “Avenida Piauí”.
* 3: Leia “Parque Dr. Itagiba Augusto Silva”.
* 4: Lagoa Grande foi Distrito de Presidente Olegário até 27 de abril de 1992, quando, através da Lei 10.704, foi emancipado e tornou-se Município.
* 5: Em 30 de junho de 1992, através da Lei n.º 3.027, a localidade se tornou Distrito.
* 6: Em 22 de outubro de 1996 emancipou-se de São Gonçalo do Abaeté, tornando-se município independente.
* Fonte: Texto de Geraldo Augusto Borges (Assessor de Imprensa) publicado com o título “Terminal Rodoviário será uma realidade da atual Administração Municipal de Patos de Minas” na edição n.º 17 de 31 de janeiro de 1981 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.
* Foto: Publicada em 22/11/2013 com o título “Nova Rodoviária em Construção”.
* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.