GATO LAMBENDO CABELO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, COMPORTAMENTO, GATOS.

Os felinos dedicam várias horas por dia à higiene e isso se reflete na pelagem limpa e brilhante deles. Eles também se lambem mutuamente quando pertencem ao mesmo grupo social. Esta é uma forma de reafirmar o vínculo que os une e de partilharem o mesmo odor entre eles. Quando o gato começa a lamber o cabelo do dono, ele está considerando que o dono faz parte do grupo dele, ele quer compartilhar o mesmo odor, como uma forma de integrar o dono à família felina e se reconhecerem, ao mesmo tempo que elimina os odores indesejados e desconhecidos A higiene é uma das razões inquestionáveis pela qual o gato lambe o cabelo do dono. É muito comum que o gato tente, quando vê o dono deitado e, inclusive, quando o dono está dormindo.

As papilas gustativas dos gatos estão desenhadas não só para detectar sabores, mas também para limpar toda a sujidade acumulada nas superfícies. Por essa razão a língua dos felinos tem uma textura rugosa que mais parece uma lixa. Não importa se o dono usa os produtos mais caros do mercado no seu cabelo, nem os cuidados exaustivos que tem com ele. Se o aroma for desagradável para o felino, ele vai preferir perfumar o cabelo do dono com um odor bem mais agradável: a saliva dele. Mas pode acontecer do gato apreciar o cheiro do xampu ou do condicionador e isso faz com que ele dê umas mordidinhas de leve na sua cabeça do dono.

Muitos especialistas garantem que os gatos não lambem outros seres (gatos, cachorros, humanos, etc.) a não ser que tenham por eles um grande carinho. Por essa razão, quando o gato lambe o dono ou alguém muito próximo a ele, está demonstrado o amor sincero por ele. É exatamente a mesma coisa se ele tenta lamber barba. É a mesma maneira de retribuir as carícias, o carinho e toda a atenção que o dono lhe dá, de uma forma igualmente carinhosa. Mas o gato não lambe todos os membros da família. Isso acontece porque o gato só lambe os humanos que considera mais próximos e amigos, que fazem parte da própria família do dele, só esses têm um tratamento privilegiado.

Alguns gatos começam por lamber o cabelo e finalizam com pequenas mordidas, que podem ser no cabelo mesmo ou no couro cabeludo. Se é esse o caso, o animal deseja brincar com o dono. Também, lamber e mordiscar o cabelo é uma das maneiras que o gato tem de dizer ao dono que está aborrecido e é o momento de se divertirem brincando. Se o dono reparar, é exatamente o mesmo comportamento que ele tem com os gatos que ele considera companheiros de brincadeiras.

Os gatos aliviam o estresse e o nervosismo de diferentes maneiras. Entre elas a mania de lamber o pelo de forma repetitiva e inquieta, às vezes chegando mesmo a provocar feridas. Também pode acontecer que a compulsão o leve a lamber o cabelo do dono quando o tem por perto (como quando compartilha a cama ou o sofá). De qualquer modo, é relativamente fácil detectar este comportamento anormal, pela insistência com que o gato repete a ação. É importante visitar o Médico Veterinário para determinar a origem do problema e verificar se de fato se pode tratar de uma estereotipia.

Apesar de todos os motivos positivos que descrevemos para o gato lamber cabelo, existem pessoas que se sentem incomodadas por este comportamento e não sabem como fazer com que o felino entenda que aquele comportamento não é desejado. Nesse caso, é recomendado:

– Quando o gato começar a lamber, não faça carinho nem fale para ele. Esses estímulos reforçam o comportamento porque na mente do gato lamber é algo positivo.
– Assim que o gato encostar a língua no cabelo, se afaste do local onde está. O gato vai entender que a pessoa não gostou, pois essa é uma reação comum entre os felinos.
– Se o dono não quer sair da cama, pode puxar os lençóis até a cabeça ou colocar uma almofada em cima. Porém, existe o risco do felino achar que você está brincando com ele se escondendo.
– Nunca grite nem tenha uma atitude depreciativa, muito menos seja violento.
– Distraia o animal com um brinquedo.

* Fonte: Texto de Mariana Castanheira publicado com o título “Por que o meu gato me lambe o cabelo?” (09/02/2021) em peritoanimal.com.br.

* Foto: blog.gatoca.com.br.

* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe