AUTOLIMPEZA EXCESSIVA DO GATO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, COMPORTAMENTO, GATOS.

AUTOLIMPEZALamber o próprio corpo e limpar o pelo com as patas são rotinas sistemáticas para os gatos. Para além de uma função higiênica, o lamber e acariciar também têm uma função relaxante. O ato de lamber-se desencadeia a produção de endorfinas endógenas, produzindo uma ação ansiolítica (tranquilizante), o que explica, por exemplo, quando os gatos se lambem em situações de conflito (como quando acabam de perder uma presa) ou frustrantes (quando quer entrar num quarto e não lhe é permitido). Lamber-se faz com que o animal recupere as suas emoções.

As áreas que mais limpam são a zona ao redor da boca (sobretudo depois de cada refeição, especialmente se o alimento for úmido), o pescoço, o peito, os ombros e as costas. Eles passam 20 a 30% da vida se auto limpando. Com o lamber, o gato também usa os dentes para remover parasitas. Os incisivos são utilizados principalmente para a limpeza dos espaços interdigitais e para desenrolar partes de pelo com nós.

Mas quando esse comportamento é exagerado, podem aparecer áreas sem pelo que geralmente indicam problemas mais sérios relacionados a estresse e/ou distúrbios de saúde. E na maioria das vezes, o proprietário não vê o animal se lambendo, pois muitos se limpam à noite ou quando estão sozinhos. Mais além do que é normal, eles se lambem freneticamente simplesmente porque lhes dói algo, seja dor de uma inflamação ou de picadas de pulgas e outros insetos. Com o seu lamber pouco usual tenta aliviar a irritação ou a dor. Nestes casos notaremos como o seu tempo de acariciamento é muito maior do que o normal. Outro motivo comum pode ser o estresse causado por mudanças, reformas, visitas e conflitos entre seus semelhantes.

Procure saber se o gato foi recentemente exposto a substâncias possivelmente alergênicas que podem causar autolimpeza excessiva (troca de ração, xampu ou algum objeto do ambiente). Brincar com o animal ajuda a diminuir sua ansiedade e o mantém feliz. Providencie brinquedos, opções para subir (árvores para gatos, estantes) para mantê-lo ocupado e ativo e evitar que fique entediado. Em suma, a atenção é fundamental. Se mesmo assim ele continuar com a autolimpeza excessiva, o jeito é lavá-lo a uma clínica veterinária.

* Fontes: Felway.com.br e Gatosmania.com.

* Foto: Descobertas-animais.blogspot.com.

Compartilhe