PARÓQUIA SANTA TEREZINHA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

“Fazemos saber que, de acordo com o que prescrevem os cânones 216 S1;471;1427 SS1 e2; 1428; levando em consideração as graves responsabilidades de nossa consciência na direção do rebanho que juramos apascentar em pleno exercício de nossa jurisdição ordinária; em virtude da faculdade a nós concedida pela Sagrada Congregação do Concílio, em data de 24 de setembro de 1965, de acordo com o Convênio estabelecido entre esta Diocese por nós representada e a Província dos Frades Menores Capuchinhos de Messina, na Itália, aqui representada pelo Revmo. Pe. Ministro Provincial, em data de 13 de abril de 1964; e ouvido o Conselho Diocesano. Havemos por bem desmembrar perpetuamente, como o fazemos por meio deste, da Paróquia de Santo Antônio da Catedral, o território e elevá-lo  à categoria de Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus, nesta cidade de Patos de Minas, entregue “Pleno jure sed ad nutum Sanctae Sedis” ao convento dos Frades Menores Capuchinhos, e ereta na igreja da referida ordem, a qual, embora elevado à Matriz, continua propriedade da Comunidade Religiosa…”.

Em 1937 chegou a Patos de Minas Frei Odorico Resuttano e logo em seguida Frei Antônio de Gangi e Frei Leão de São Mauro, que formaram uma fraternidade na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Em março de 1937, conduzida pelo Frei Conrado de Troína, uma procissão com a imagem de Santa Terezinha do Menino Jesus saindo da Igreja do Rosário para a região periférica do Bairro Brasil. Em 1940 foi adquirido um terreno no centro do Bairro e em 03 de maio do mesmo ano foi erguido o cruzeiro e no dia 13 do mesmo mês foi iniciada a obra da antiga Igrejinha.

Os anos de 1957 a 1966 foram de intensas atividades na edificação da nova Igreja e convento anexo. O envolvimento da comunidade, os esforços da fraternidade resultaram em obras magníficas. Entre os anos de 1964 e 1965 a nova casa foi habitada por Frei Bartolomeu de Geraci, Frei Damião de Geraci, Frei Antônio de Gangi, Frei Antônio de Caltavuturo, Frei Francisco de Uberaba; Frei João de Santo Estevão, Frei Felix de Conceição do Mato Dentro. Nessa época as obras de acabamento da nova igreja continuavam. Em 22 de julho de 1964 assinou a primeira provisão do vigário.

Em 30 de setembro de 1966 a Paróquia foi erigida verbalmente e criada oficialmente com a assinatura do Decreto de Criação da Paróquia, pelo Bispo Dom José André Coimbra, sendo nomeado seu primeiro Pároco, o Frei Antônio de Gangi, conforme registro em ata no livro do tombo da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus. Após o decreto da criação da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus em Patos de Minas vieram muitas missões.

Em 28 de dezembro de 2000 a Matriz de Santa Terezinha passou a fazer parte do acervo histórico e cultural de Patos de Minas, quando ocorreu o tombamento, através de Decreto assinado pelo então Prefeito Elmiro Alves do Nascimento e sendo Pároco na época o Frei Maurício Chagas Pinto.

Pároco: Frei Jairton Pimenta de Andrade; Vigário Paroquial: Frei Antônio Caixeta de Carvalho; Vigário Paroquial: Frei Geovane Santiago Pinto; Vigário Paroquial: Frei Luiz Eustáquio Mendes; Festa do Padroeiro: 01/10; Igreja Matriz: Av. Paranaíba, 1495, Bairro Brasil; Telefone: (34) 3825-2033; Whatsapp: (34) 99875-2033; E-mail: santaterezinha1967@gmail.com.

* Fonte e foto: diocesedepatosdeminas.org.br.

* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe