GRUPO VERSUS

Postado por e arquivado em ARTES, GRUPOS MUSICAIS, MÚSICA.

O final da década de 1960 foi pródigo em conjuntos musicais que animavam os bailes das noites patenses, sempre com a apresentação de ótimos músicos. Com o advento da discoteca, no início dos anos 1970, todos aqueles conjuntos de baile foram se extinguindo e cada músico tomando o seu rumo profissional. A discoteca se foi e em Patos de Minas começaram a surgir novas tendências, um novo pessoal que queria cantar músicas próprias.

De acordo com Gilmar Ribeiro de Castro, o GRUPO VERSUS, formado em 1977, foi o primeiro grupo musical patense a se apresentar em público tocando suas próprias composições, com a seguinte formação: Afonso, flauta transversal e doce e vocal; Charlie, violão, viola 10 cordas e vocal; Gilmar, violão e vocal; Giovanni, flauta, percussão e vocal; Eugênio, percussão e flauta; Marcos, violão e vocal.

Segundo Gilmar, o VERSUS era formado por amigos de várias influências musicais, apreciava o gênero de MPB, de musicas folclóricas e se apresentava em Rádios e festas. Com o show Versos e Prosas (letra e música de sua autoria) apresentou-se nos principais colégios da cidade. No auge de suas inspirações e criações, o grupo chegou a compor 16 músicas em um mês. As primeiras composições foram inspiradas debaixo do “pé de manga rosa no quintal de casa” e a primeira canção “Aviso” foi composta em parceria com o poeta Wander Porto, com quem ainda compôs juntamente com o parceiro Charles Vieira as músicas “Entrega” e “Meados de Janeiro”.

O Versus se extinguiu em 1980, quando Gilmar passou a fazer parte do grupo Canto-Chão.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fonte e fotos: Arquivo de Gilmar Ribeiro de Castro.

Compartilhe