CEILÃO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

O Sri Lanka (antigo Ceilão) é um país insular ao sul da Índia, situado no Oceano Índico. Foi lá que, em 1984, o médico italiano Paolo Pellegatta se encantou com as marcas malhadas na cabeça, pescoço, patas e cauda de gatos locais. Foi então quando levou vários exemplares para sua casa em Milão, na Itália, para começar um processo de criação. Em 1988 foi criado o Clube de Amigos do Gato Ceilão e em 1993 a TICA (The International Cat Association) o reconheceu.

É mediano, com altura de 25 a 35 cm e peso de 3 a 5 kg nas fêmeas e de 4 a 6 kg nos machos, com expectativa de vida de 14 a 16 anos. Corpo compacto e robusto, ossos finos, mas uma musculatura potente. A cauda vai afinando até a ponta e esta é de uma cor um pouco mais escura que o restante da pelagem, que pode ser cinza, dourado, preto, vermelho ou azul; patas dianteiras um pouco mais curtas que as traseiras. A cabeça, pequena em relação ao restante do corpo, é arredondada, com bochechas proeminentes, nariz sem depressão naso-frontal; orelhas grandes e com pontas arredondadas de cor mais clara que o restante do corpo; testa plana, queixo e mandíbula fortes; olhos grandes de cor combinando com a pelagem, geralmente verdes ou amarelos, e de forma amendoada; pelo curto, fino e sedoso, bem compacto e apenas uma capa de subpelo, que exige apenas 1 ou 2 escovações semanais para prevenir as bolas de pelos.

Tem um temperamento tranquilo, afetuoso e independente, um pouco tímido com os estranhos, mas muito carinhoso com os seus e adora ficar em casa com seus donos, embora não seja muito dependente. Além disso, se dá bem com as crianças e com outros animais e se adapta bem à vida dentro de uma casa pequena, mas também adora os exteriores. Também é um gato ativo e brincalhão, que se mantém sempre alerta e em forma.

Considerando que são gatos ativos e brincalhões, é fundamental garantir um adequado enriquecimento ambiental, onde tenham arranhadores com várias alturas, locais de descanso, uma ou mais caixas de areia (dependendo se existem outros gatos na casa), brinquedos variados, etc. Mesmo assim, é importante dedicar um período do dia para brincar, pois são gatos que adoram passar um tempo junto com seus companheiros humanos. Devido à natureza da espécie e à musculatura desenvolvida, estes gatos devem seguir uma dieta com alta porcentagem de proteína de origem animal para a manutenção dos músculos, a obtenção dos nutrientes essenciais e a preservação de sua saúde.

Infelizmente, adquirir um gato Ceilão é muito difícil, especialmente fora das áreas asiáticas de origem ou onde estejam sendo criados, ou seja, na França e Itália, já que existem poucos exemplares. Cabe destacar que qualquer gato merece uma adoção responsável, assim, se você se encantou com esses gatos, com certeza encontrará no abrigo mais próximo um gatinho que faça as mesmas coisas e necessita muito mais do seu carinho e companhia.

* Fonte: Peritoanimal.com.br.

* Foto: Idress-pt.techinfus.com.

Compartilhe