NOTAS DE “O TRABALHO” EM AGOSTO DE 1908

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

O procedimento correcto e louvavel do cabo commandante do destacamento local, sr. Guilherme Mariano da Silva, merece geral applauso pelo desenvolvimento com que vae agindo cohibindo a vagabundagem e trancafiando todos os promotores de desordem abrazados pelo effeito da pinga. A população desta cidade sente-se satisfeita com o cabo Guilherme e pena é que o chefe de policia do Estado não lhe dê praças para o policiamento do municipio constituindo esse facto uma falta criminosa por sua parte, entregando a nossa população inerme as visciscitudes dos azares. Os nossos parabens ao cabo Guilherme e as seus disciplinados companheiros.

O abalisado professor Modesto de Mello Ribeiro entendendo-se com o digno cabo commandante do destacamento desta cidade para exercitar os seus alumnos no manejo das armas e das pragmaticas a que tem de obedecer os commandados. O cabo, delicado e attencioso para com as crianças tem levado a effeito esse ensino pratico de modo que a meninada está satisfeita e não falta a escola só para aproveitar esse bom recreio que está sendo um goso para os alumnos do prof. Modesto. Damos-lhe os nossos parabens bem como ao cabo Guilherme.

Do nosso distincto conterraneo, Adelio Maciel, intelligente acadêmico de Medicina, recebemos o seguinte cartão que agradecemos: “A Illustrada Redacção d’O Trabalho, tenho a honra de levar os meus sinceros cumprimentos , por entrar, hoje no seu quarto anno da mais preciosa e util existencia. Adelio Maciel, Rio, 15-8−08”.

Falleceu no dia 20 deste na fazenda do Leal, districto desta cidade, a Exma. Sra. D. Anna, veneranda Mãe do distincto e talentoso Pe. José Torquato da Rocha. O seu interramento realisou-se nesta cidade na manhã do dia 22 com grande acompanhamento de pessoas gradas, tocando a banda de musica regida pelo nosso amigo Augusto Borges. Ao Revmº. Pe. José apresentamos os nossos sentidos pezames.

Ao nosso presado amigo Cap. Aurelio Mendonça e á sua digníssima consorte damos parabens pelo feliz nascimento de mais uma filhinha, occorrido no dia 23 do corrente.

O nosso amigo Cel. Farneze Dias Maciel já contractou os tijolos para a construcção do predio do grupo escolar¹. Nota-se a maior bôa vontade e animação para a realisação desse grande melhoramento, o que mais uma vez vem provar o espirito progressista deste povo. Avanti!

Viajou para São José da Três Ilhas, o Revmº. Padre José Torquato levando em sua companhia os jovens Cicero e Aristeu filhos dos nossos amigos Professor Modesto Ribeiro e Antonio Candido Borges, que vão cursar as aulas do acreditado collegio ali existente. Para Paracatu viajou o provecto advogado Dr. Marcolino de Barros e Exmaª. familia. Regressaram: do Araxá o nosso amigo Cap. Virgilio Cançado; de Paracatú o nosso amigo Cap. Osorio Dias Maciel.

* Fonte: Jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Trecho de um dos textos originais.

Compartilhe