NOTAS DE “O TRABALHO” EM OUTUBRO DE 1908

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Viajou no dia 27 do p. p. mez com destino ao Rio de Janeiro o nosso querido redactor, Dr. Laudelino Gomes. Que faça feliz viagem e regresse breve são os votos de todos quantos trabalham nesta casa.

No dia 26 do corrente realisaram-se nesta cidade os consorcios dos Srs. Francisco Pereira da Fonseca e José da Rocha Filgueira com as gentis senhoritas Maria Perpetua da Rocha e Maria Pereira da Rocha, filhas do nosso amigo Pedro da Rocha Filgueira. Aos venturosos pares enviamos os nossos parabens.

Ha dias guarda o leito enferma a Exma.ª Snra. D. Maria Guilhermina da Porciuncula, veneranda mãe do nosso amigo Professor Modesto de Mello Ribeiro. Pelo seu breve restabelecimento fazemos sinceros votos.

Com regular concurrencia de fieis realisou-se nesta cidade no dia 4 do corrente a festa de N. Senhora do Rosario. Houve muita algasarra promovida pelos pretos com suas caixas de guerra, adufos, acompanhados, á toda força dos pulmões, por cantigas em linguagem imcomprehensivel. Não houve, felizmente, perturbação da ordem.

Estiveram na cidade: Aleixo Araujo e exm.ª consorte, de S. Rita. Daniel Alves Belluco, de Lagoa Formosa. Bernardino Corrêa Borges, do Areado. Randolpho Borges e familia, da L. Formosa. Viajou para Paracatú o Sr. Antonio Alves Belluco.

Corre pelos districtos visinhos a noticia de haver nesta cidade alguns variolosos. E’ absolutamente falsa semelhante noticia; houve n’esta cidade apenas um caso de sarampo e este mesmo tão benigno que o doente se restabeleceu em poucos dias.

Alda − E’ o nome que nas aguas lustraes do baptismo recebeu a interessante filhinha do nosso amigo Cap. Aurelio Mendonça.

Acha-se enriquecido com o nascimento de mais um filhinho o lar do nosso amigo T.e  Augusto Borges a quem felicitamos.

Transferiu sua residencia de Sant’Anna para esta cidade o distincto moço Sr. Pio de Mello Ribeiro. Visitamol-o.

Entrou em franca convalescença a interessante menina Beny, estremecida filhinha da Exm.ª Sra. D. Maria Guilhermina Porciuncula que tambem acha-se em convalescença da grave enfermidade que a commettera.

Visitaram-nos os Srs. Joaquim Pereira Guimarães, Manoel da Luz, José Cesario de Oliveira, e Joaquim Sebastião.

Estiveram na cidade os Srns. Euripedes Justiniano Ribeiro, João Pacheco, Sebastião dos Santos, Samuel Corrêa Borges e familia, da L. Formosa.

Está entre nós o Sr. João Baptista Romão, nosso digno assignante residente em Sant’Anna.

Segue hoje para visinha cidade do Carmo do Paranahyba, afim de presidir as sessões do jury daquelle Termo o Exm.º Sr. Dr. José Gomes Pinheiro, illustrado e integro Juiz de Direito desta comarca. Bôa viagem.

* Fonte: Notas publicadas nas edições de 09 e 25 de outubro de 1908 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Capa da edição de 25 de outubro de 1908 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

Compartilhe