TEXTO: ANTÔNIO LAÉRCIO DA ROCHA (1984)
Em nossa edição de n.º 90, de 15/04/84, publicamos um EDITORIAL do nosso Diretor Responsável, Dr. Dirceu Deocleciano Pacheco, intitulado “A PASSO DE TARTARUGA”, abordando o assunto do tempo de duração da viagem PATOS/BELO HORIZONTE/PATOS. Naquela oportunidade, nosso Diretor Responsável foi o PORTA-VOZ de inúmeras e justas reclamações com relação ao tempo excessivo que se gastava para as viagens de Patos à capital mineira e vice-versa, questionando sobre a responsabilidade da imposição de tempo desnecessário para que essas viagens se realizassem. Na realidade, não se sabia ao certo se a empresa concessionária das duas linhas PATOS/BH (Via BR-262 e Via Três Marias) ou o DER/MG havia imposto o tempo de duração da viagem.
O Editorial não apontou o responsável, mas sim, colocou a questão em aberto, visando encontrar uma solução que viesse atender aos reclamos justos dos passageiros, uma vez que o tempo de duração das viagens poderia ser reduzido, beneficiando a todos nós¹.
Levantada a questão, a mesma alcançou os escalões competentes, e agora a solução chegou, para o agrado de todos quantos se utilizam dos ônibus da Empresa Gontijo, concessionária das duas linhas Patos/BH/Patos.
Conforme informações colhidas junto ao DER/MG (em B. Horizonte e Patos de Minas), a própria Empresa solicitou ao setor competente daquele Órgão, a redução no tempo de duração das viagens, no que foi atendida, estando já em vigor as novas diretrizes.
Inicialmente, foram reduzidos os tempos de viagens para os ônibus que fazem o trajeto Patos/B. Horizonte/Patos, via BR-262 (em todos os seus horários), com uma redução média de 55 minutos. Ainda segundo informações do DER/MG, já está em estudos, devendo sair brevemente, a redução do tempo de viagem também para os ônibus que fazem o trajeto via Três Marias. Com as medidas adotadas, a viagem de Patos de Minas a Belo Horizonte e vice-versa, torna-se mais agradável e mais rápida.
Vale aqui registrar os agradecimentos e os cumprimentos de “A DEBULHA”, aos Diretores da Empresa Gontijo, pelas providências adotadas, uma vez que a redução no tempo de viagem veio beneficiar inúmeros passageiros que usualmente se utilizam de seus ônibus para se deslocarem até a Capital e vice-versa.
* 1: Leia “Saudosas e Sofridas Viagens a BH”.
* Fonte: Texto publicado com o título “Reduzido o tempo de viagem Patos/BH/Patos” no n.º 100 de 30 de setembro de 1984 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.
* Foto: Galeria.colorir.com, meramente ilustrativa.