ORIENTAL SHORTHAIR

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

Originado na Tailândia, tal como o Siamês, o Oriental Shorthair chegou pela primeira vez na Grã-Bretanha durante o século XIX, mas só despertou o interesse nos criadores por volta de 1950, após a Segunda Guerra Mundial. O cruzamento de Siameses com variadas raças europeias, como o British Shorthair e o Russian Blue, deu origem ao Oriental de cor branca, chocolate e azul, uma espécie de Oriental Shorthair moderno. Na década seguinte, por volta de 1968, os americanos também começaram a criação, mas deram preferência por um gato mais tradicional, que lembrasse o Siamês que conhecemos hoje. O reconhecimento da raça pela CFA veio em 1972, que considera a variação de pelo longo (também conhecido por Javanês ou Oriental Longhair) e de pelo curto como uma raça única, ao contrário de outras associações felinas. Ainda é pouco difundido pelo mundo, mas mais comum do que a variação de pelo longo.

É ativo, orgulhoso e sociável, apreciando conhecer novas pessoas, e não gostando de ficar sozinho. Extrovertido, gosta de brincadeiras. Muito ligado ao dono, mostra-se possessivo e não suporta indiferença por parte dos humanos, especialmente com aquele com quem possui um vinculo especial e forte. Possuindo um instinto caçador, pode viver dentro de casa, mas gosta de ter acesso ao ar livre. Além disso, nenhum lugar é alto suficiente para ele, que facilmente vai alcançar o topo do móvel mais alto. É uma boa opção para famílias com crianças, assim como solteiros que possuem outros animais de companhia. Não é indicado para quem que nunca teve um gato.

Gosta de “falar”, artificio que usa para conseguir a atenção que acredita merecer. Para quem possui outros gatos é melhor que ele só seja adquirido se os demais forem igualmente ativos, caso contrário ele pode incomodar seus congêneres. Prepare-se para separar um momento do seu dia não apenas para dar atenção, mas também para brincar com ele. Esse felino tem seus brinquedos favoritos e pode se distrair por horas com eles, mantendo esse lado brincalhão por toda sua vida.

De tamanho médio e corpo longo; musculoso (mas de aparência magra e elegante), pesando entre 4 e 6,5 kg. Apesar dos ossos finos e do corpo esguio, é bastante atlético e habilidoso. A cabeça é um triangulo invertido e comprida; focinho fino e bem definido, com nariz comprido; orelhas inseridas afastadas, grandes e largas na base, com pontas pontiagudas; olhos amendoados, de tamanho médio, com a distância de um olho entre eles, sendo que a cor definitiva só aparece por volta de um ano de idade, geralmente jade ou verde-esmeralda, sendo azul no Oriental Shorthair branco e podendo ser amarelo no de pelagem ruiva e creme. Pelagem fina, curta e densa, de aspecto sedoso. Os padrões mais esperados são: uniforme, sem marcas e unicolor, nas cores branco, azul, negro, chocolate, lilás, canela e camurça; tartaruga, com as cores laranja, negro e chocolate; pelagens com base do pelo descolorida, geralmente em tons de cinza, e malhado. As patas possuem estrutura óssea fina, assim como seu corpo, sendo as anteriores levemente mais curtas do que as posteriores; cauda comprida e fina em toda a extensão, afinando um pouco mais na direção da ponta. A puberdade ocorre cedo, por volta dos nove meses.

É um gato de baixa manutenção, necessitando apenas de uma escovação semanal para manter sua pelagem sedosa e livre de pelos mortos. É considerado saudável, apenas apresentando, em alguns casos, um estrabismo causado por um gene comum em gatos de origem oriental, que pode gerar um problema em seu nervo óptico.

* Fonte: Texto de Ricardo Tubaldini, Médico Veterinário (CRMV-SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. É o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

* Foto: Br.pinterest.com.

Compartilhe