TEXTO: JORNAL O COMMERCIO (1913)
Talvez me taxastes de demasiado severo, leitor amigo, quando, domingo passado, vos falei sobre as casas de jogo, sobre os jogadores¹.
Pois, vos digo com o coração na mão − senti não ter bastante forças e talento para verberar com ardor o vicio do jogo, para bregar vehementemente contra esse verdadeiro cancro social, como desejava fazel-o, a bem da familia, em pról da sociedade.
− Infelizmente, não são só as casas de jogo que são escholas do vicio, não: ha muitas outras perniciosissimas, de fructos não menos funestos que os d’aquellas.
De entre estas está a eschola do màu exemplo, talvez a peior de todas.
Os exemplos falam aos olhos […] sobre a creança, cuja natureza è mais propensa à imitação.
Dizia Burke que o “exemplo è a eschola da humanidade, que não quer apprender sinão alli”.
E é tambem por isso que os paes de familia têm restricta obrigação de dar bom exemplo, para que seus filhos sejam bons, para que um dia elles não digam que, si desgraçadamente são jogadores, bêbados, libertinos, desordeiros, etc., tambem o foram seus paes, tendo com elles apprendido.
Além de darem-lhes bom exemplo, os paes devem afastal-os do contacto das más companhias, porque, “diga-me com quem andas, e dir-te-ei as manhas que tens”.
Não só aos paes de familia compete dar bom exemplo, mas a todos; como todos têm o dever de evitar as màs companhias.
“Frequentai a bôa companhia, e fareis parte d’ella”, disse Jorge Herbert.
− Estou me tornando moralista, não leitor?
− Que quereis? Visto que a maior parte do nosso povo não quer, como dizem, frequentar a Egreja, a ponto de nosso venerando Parocho ficar desgostoso e nos deixar sem missa aos domingos, durante quasi um mez embóra leiguissimo e sem autorização, vou pregando o meu sermãozinho, exercendo tambem, d’esta maneira, o meu apostolado.
Spes.
* 1: Leia “Jogatina em 1913”.
* Fonte: Texto publicado com o título “Palestra” na edição de 26 de outubro do jornal O Commercio, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.
* Foto: Dois primeiros parágrafos do texto original.