AIREDALE TERRIER

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, RAÇAS.

O Airedale Terrier originou-se no Vale dos rios Aire e Wharfe, mas a composição genética exata da raça é apenas conjectura, na melhor das hipóteses. Quando as cidades de Leeds, Bradford e Bingley Otley e áreas periféricas começaram a se industrializar no início do século XIX, moleiros e mineiros usaram seus pequenos cães Terriers para o jogo de caça de pequenas presas que estavam localizadas nos rios da região. Os trabalhadores das fábricas e moinhos embalados pelo modismo de competições consideravam um grande esporte para o fim de semana e então muitas competições eram organizadas de forma a gerarem rivalidade entre os espectadores, que se alinhavam nas margens para assistir e apostar em seus cães favoritos. Dois cães eram lançados simultaneamente e avaliados através de pontos atribuídos com base na velocidade e no desempenho em localizar e caçar os ratos.

É o maior dos Terriers. Robusto, musculoso, crânio longo e achatado; pelo liso, duro, reto, grosso, rente ao corpo; manto sempre preto ou cinza, assim como a parte superior do pescoço e da cauda. Todas as outras partes do corpo são cor de fogo. As orelhas são pequenas e dobradas em forma de “V”. A cauda é de inserção alta, portada e ereta, mas não curvada sobre o dorso, e em países que o permite, é normalmente amputada com a ponta em linha reta.

É um cão de bom tamanho e grande personalidade. Existem nos dois traços que caminham juntos: a autoconfiança e o desejo de dominar. Ele também é um cão extremamente corajoso, leal, tenaz, curioso, inteligente e vividamente impertinente. Essas características o definem como um cão não adequado para pessoas que sofrem de coração ou para os indecisos. Deve ser persuadido sempre de modo firme, consistente e educado (não forçado), para que ele aceite obedecer às regras. Qualquer pessoa com características semelhantes ou que admirem e possam tolerar seus acentuados traços de personalidade certamente conviverá bem e será um bom dono.

É ativo e gosta muito de cavar, às vezes, atingindo grandes profundidades, cavando grandes buracos no jardim à procura de presas reais ou imaginárias. Ao contrário de muitos de seus primos Terriers, não é hiperativo e só atinge a maturidade em cerca de três anos, quando se torna um cão mais tranquilo e adequado para viver dentro de casa.

É um parceiro divertido e simpático, mas também muito sensível a gritos ou correções severas. Seu caráter tenaz pode ser confundido com teimosia e, portanto, ser mal gerido. A inteligência deste cão vai deixá-lo facilmente burlar as ordens recebidas, e não é tarefa fácil disciplinar um cão cujos sentimentos você pode machucar. É manipulador e vai ser charmoso e manhoso apenas quando você pegá-lo com a mão na massa e tentar corrigi-lo por mau comportamento.

A pelagem precisa de um cuidado regular dependendo do comprimento. Essa raça troca de pelo duas vezes por ano, época quando ele deve estar tosado. É aconselhável que ele possa se exercitar diariamente. É geralmente um cão muito saudável, mas não deve seguir uma dieta muito rica em proteínas para não favorecer o desenvolvimento de eczema, que costuma aparecer nas costas.

* Fonte: Texto de Ricardo Tubaldini, Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta.

* Foto: Caesonline.com.

Compartilhe