MASTIM NAPOLITANO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, RAÇAS.

Todos os Mastins europeus descendem do antigo Mastim do Tibete, o mais antigo expoente da espécie canina. Provavelmente os primeiros Mastins asiáticos foram trazidos da Índia para a Grécia por Alexandre Magno, aproximadamente em 300 a.C. Os gregos tornaram-no conhecido dos romanos, que se entusiasmaram por ele e o usaram nos combates de circo. A palavra “mastim” deriva do latim massivus, que significa maciço. Segundo a cinofilia inglesa, ao contrário, o Mastim teria sido importado para a Britânia pelos fenícios em 550 a.C. e de lá ter-se-ia iniciado sua difusão na Europa. O Mastim Napolitano é pois o descendente direto do antigo Molosso romano. Enquanto a raça se extinguia em toda a Europa, na Campânia italiana a criação continuava apesar das insídias do tempo e das guerras. Pode-se pois afirmar que o Mastim Napolitano vive na Campânia italiana há pelo menos dois mil anos mesmo que a sua primeira aparição oficial seja de 1946 e o seu padrão de 1949.

É um cão pesado, musculoso e rechonchudo. Altura para os machos: 65-75 cm; para as fêmeas, 60-70 cm. O peso pode atingir os 70 kg. Tem aspecto sério e imponente, cabeça volumosa com uma inconfundível papeira emoldurada por grandes pregas que se condensam no pescoço. Pelo raso, espesso, uniforme, brilhante, nas cores negro, cinza, tigrado, aloirado, às vezes com manchas brancas no peito e nos dedos. A cor dos olhos deve harmonizar-se com a pelagem. Segundo as tradições impostas pelos antigos combatentes, as orelhas são amputadas curtas e a cauda é cortada a um terço, atualmente proibido em quase todos os países. Tem uma forma de andar lenta e pesada, muitas vezes comparada com a de um urso. Como todos os cães grandes, pode se ver afetado por displasia coxofemoral ou de cotovelo, torção de estômago ou artrite. Também se observam, às vezes, problemas de inversão de pálpebras.

É um cão fiel, pacífico e estável, não agressivo nem propenso a morder sem nenhuma boa razão. Grande guardião da propriedade e de seus habitantes, inteligente, vigilante, nobre e majestoso. Não é difícil que seja obstinado, teimoso, independente, voluntarioso e, às vezes, tímido. Cauteloso com estranhos e companheiro amoroso com sua família, precisa de socialização, a fim de se acostumar com diferentes pessoas, lugares e circunstâncias. A maioria dos donos teme que bastante socialização diminua seus instintos como cão de guarda, mas isso é totalmente errado. Esse traço se fixou na raça durante séculos e não se modifica tão facilmente. Além disso, é imperativo que o dono de um Mastim Napolitano nunca duvide dos instintos naturais fortes e primitivos de seu cão. Para poder criar um bom exemplar canino, o dono tem sempre que estar alerta sobre os pensamentos e a conduta de seu cão e juntar isso a uma disciplina coerente e responsável.

Devido ao amor pelo seu dono prefere estar com ele que fazer qualquer outra coisa, e o seguirá em cada cômodo para deitar aos seus pés e esperar seu próximo movimento. Para ele, seu dono é seu mundo. Dito isso, não é surpresa que seja extremamente leal. São cães dominantes por natureza e se deve tratá-los com isso em mente. É importante lembrar que cada membro da família, incluindo as crianças, tem que entender que vão ser mais importantes como membros do grupo que o Mastim. Tenha em mente que ele é um cão para adultos, que não foi desenhado para servir de entretenimento para as crianças. Qualquer interação entre um Mastim Napolitano e crianças deve ser feita na presença de pelo menos uma pessoa adulta. A maioria deles ama seus filhos humanos e não os machucariam de propósito, mas, por seu tamanho grande, podem derrubar uma criança e cair sobre ela. Ele merece e demanda respeito, tanto de adultos como de crianças.

Geralmente eles são tolerantes com outros animais, mas não é recomendado que compartilhe a casa com outro cão dominante. Se costuma deixar dois Mastins do mesmo sexo alojados juntos, talvez seja necessário separá-los quando um tentar dominar o outro. Ao colocar juntos uma fêmea e um macho, geralmente é ela quem toma o comando, se o macho admitir se converter em um subordinado – já foi visto machos e fêmeas brigando pela dominância em seu grupo.

Devido ao seu amor pela caça, o Mastim perseguirá corredores e ciclistas com frequência, apesar de também ser conhecido por apreciar caçar gatos e outros animais de movimentos rápidos, como coelhos. Por isso é importante que seja adestrado para ser obediente e que sua energia seja canalizada. Todos os cães devem aprender o que é uma conduta aceitável, de modo que para ele o adestramento para obedecer é uma necessidade. A chave é a constância, com um cão desse porte, é imperativo que o dono tenha o controle em todo o momento. É uma obrigação que tem com ele mesmo, com o cão e com as outras pessoas.

Eles adoram mastigar, então para aliviar esse problema é necessário se prevenir e dar vários ossos que não sejam perigosos e brinquedos adequados. Porém, até que seja possível deixar o cão sozinho em casa, é recomendável colocar em prática o adestramento com gaiola. Deve-se dizer que o Mastim Napolitano é o mais sujo de todos os comedores. Seus beiços abundantes e seus enormes lábios espalham a comida ao redor, além de manter bocados escondidos muito depois de terminar de esvaziar seu prato. Também necessitam de quantidades significativas de água e comida e, de tanto comer e beber, vem a baba. Todos os Mastins babam em alguma medida. E eles tem por hábito “roncar”, e incomoda deveras.

O Mastim não é um cão para qualquer pessoa. Sobretudo, não é um cão para um dono novo e todos que decidirem ter um Mastim devem ter certa experiência com cães dominantes. Não é o tipo de cão do qual se possa esperar que passe a sua vida inteira ilhado no quintal, com água e comida, mas sem nenhum outro tipo de atenção ou socialização. Eles precisam de atenção, disciplina e companhia humana. Esse é um cachorro grade, vociferador e desordenado, que precisa ser entendido para ser tratado de forma correta.

* Fonte: Livro “Todos os Cães”, de Gino Pugnetti e texto do Médico Veterinário Ricardo Tubaldini (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

* Foto: Animais.umcomo.com.br.

Compartilhe