VENDEIROS INESCRUPULOSOS EM 1941

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A miúdo chega a nosso conhecimento por repetidas reclamações e indicação de nossos leitores, o fato grave, gravíssimo mesmo, de que certos vendeiros alteram os pesos de suas balanças, muitas das quais pesam um quilo onde somente realmente existe oitocentas gramas.

O vendeiro, em geral, goza da fama de homem astuto e pouco escrupuloso. O cinema americano quando o caracteriza, fá-lo sempre desairosamente. A classe do vendedor de gêneros de Patos gozava, entanto, de excelente reputação, malgrado as anedotas e historietas contadas em torno da lendária figura de um seu tipo característico, o falecido João Francisco. O tempo, do João Francisco, porém, já vai longe, e, hoje, as vendas se multiplicam, num crescendo animador.

Muita gente nova, arrivista, vinda de não sei onde, muito patense moderno e viajado. Há, no Município cerca de duzentos negociantes varejistas de gêneros. Neste meio, é natural que haja alguns desarranjando as balanças na ânsia de enriquecer mais depressa.

Compete aos poderes municipais a aferição dos pesos e medidas. Ao funcionário encarregado, solicitamos mais vigilância e atividade, na defesa dos interesses da população, máxime das classes pobres.

* Fonte: Texto publicado com o título “Será Crível ??…” na edição de 24 de agosto de 1941 do jornal Folha de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Produto.mercadolivre.com, meramente ilustrativa.

* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in