UIRAPURU

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, PÁSSAROS.

O Uirapuru (Cyphorhinus aradus), com oito subespécies, é tipicamente amazônico, muito popular pelo seu canto único e emblemático que deu origem a diversas lendas sobre sua origem. Também conhecido pelos nomes de músico, corneta, músico-da-mata, irapuru, uira-puru ou uirapuru, arapuru, guirapuru, rendeira, tangará e virapuru. Seu nome popular vem da expressão Tupi-guarani wirapu´ru ou guirapuru usada pelos índios para se referirem a vários pássaros da família Troglodytidae e que significa pássaro que não é pássaro devido ao seu canto muito harmônico e encantador. É de grande beleza visual, apresentando uma plumagem simples entre o pardo e o avermelhado. Mede cerca de 12,5 centímetros de comprimento e pesa entre 18 e 24 gramas. O ilustre maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos compôs, em 1917, uma sinfonia intitulada Uirapuru, inspirada no canto desse pássaro, cuja sonoridade pode ser percebida ao longo de toda a obra musical, e especialmente nos solos de violino, flauta, oboé e clarinete.

É localmente comum no estrato inferior de florestas úmidas, principalmente na terra firme, mas também em florestas de várzea. Vive aos pares ou em pequenos grupos. É muito famoso pelo seu canto melodioso e agradável, considerado um dos mais belos da floresta. A espécie costuma cantar apenas na época de acasalamento, que vai de setembro a outubro e este período dura em torno de apenas 15 ou 20 dias no ano. Os ninhos são feitos com folhas secas e gravetinhos, ficando bem camuflado em meio à natureza. Eles constroem o ninho com uma entrada que impede a chuva. A fêmea põe de 2 a 4 ovos brancos por temporada, e o período até a eclosão é de 15 dias. Os pais se revezam na alimentação dos filhotes, que depois de saírem do ninho, permanecem no bando até que se tornem adultos.

Come frutas, mas, principalmente insetos. Após uma época de seca e logo que começa a chover, as formigas taocas saem de seus formigueiros e atacam todos os pequenos seres que encontram. Isso gera uma movimentação desesperada de vários seres na floresta, chamando a atenção de vários pássaros, inclusive o Uirapuru. É um banquete para todos os pássaros que comem formigas. Enquanto os outros comem, o Uirapuru canta. O seu canto, curto e forte, demonstra que ele está dominando o território.

Irrequieto, locomove-se rapidamente em meio à folhagem ou mesmo no solo. Pode aparecer em casais ou junto com pássaros de outras espécies. Há uma lenda que diz que o Uirapuru atrai bandos de aves com seu belo canto. A verdade é que ele apenas integra bandos em busca de comida.

Diz a lenda que havia uma tribo de índios onde duas índias lindas amavam o cacique. Com dúvida em qual escolher, o cacique prometeu casar-se com aquela que tivesse melhor pontaria. Então propôs um desafio: a índia que acertasse a flecha no alvo seria sua amada. Apenas uma das índias acertou a flecha no alvo e se casou com o cacique. A outra, triste, pediu ao deus Tupã que a transformasse em um pássaro para poder observá-los discretamente e hoje, dizem que o homem que obtiver uma pena terá sorte nos negócios e com as mulheres.

* Fontes: Wikiaves e passaro.org.

* Foto: Pinterest.com.

Compartilhe