CIAME DIVULGA FOLCLORE NA FENAMILHO

Postado por e arquivado em FESTA DO MILHO.

Os Centros Integrantes de Atendimento ao Menor − Ciames, mantidos pela Febem, em convênio com a Funabem, têm o objetivo de desenvolver programas educativos para menores de famílias carentes, tendo em vista a integração familiar, a prevenção do abandono e da conduta anti-social. O programa conta com 32 unidades em todo o Estado, sendo quatro na Capital e 28 no interior. Embora seja relativamente novo, se comparado a outros programas mantidos pela Fundação, ele tem apresentado resultados animadores.

O Ciame de Patos de Minas¹ é um exemplo dessa filosofia, em três anos de atuação naquela cidade. A tônica do seu trabalho é o desenvolvimento de atividades variadas − trabalhos manuais, lazer, esportes, atividades culturais como dança, música e teatro, entre outros − tendo em vista estimular a criatividade, a capacidade de participação e colaboração do indivíduo dentro do grupo e seu enriquecimento pessoal, promovendo ainda a formação profissional de adolescentes, dentro da filosofia de educação e integração pelo trabalho.

Festa do Milho

O Ciame teve a oportunidade de demonstrar publicamente o seu trabalho participando da XXVI Festa Nacional do Milho, realizada no último dia 30 de maio, em Patos de Minas. O tema escolhido pela unidade foi “O Folclore de Nossa Gente”.

No desfile de abertura, o Ciame mostrou vários grupos, sendo o primeiro representativo do homem do campo, com o objetivo de levar os menores à valorização de suas origens − o meio rural. Nesse grupo foram mostrados vários trabalhos manuais realizados na unidade pelos educandos, tais como bolsas, chinelos e flores de palha, com material e recursos encontrados com facilidade na própria região.

Outra atração do Ciame foi a bandinha de música, organizada pelos alunos, com instrumentos que eles mesmos criaram e construíram, atividade que tem o objetivo de desenvolver a psicomotricidade, criatividade e a cooperação entre os menores.

Outro bloco participante foi o de alegorias carnavalescas, com a utilização de materiais de fácil obtenção e sucata, tendo em vista estimular a imaginação e criatividade dos alunos.

Um bloco indígena apresentou vários trabalhos desenvolvidos depois de uma profunda pesquisa sobre os costumes, hábitos, utensílios, moradias, alimentação, vestuário, danças e deuses indígenas, onde foram também abordados e discutidos assuntos atuais referentes ao índio, com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos participantes.

O último grupo a desfilar foi o de Capoeira, que conta com a participação de um grande número de menores e é orientado por voluntários da própria comunidade.

A estruturação de todo o desfile teve como referência a criatividade dos menores, e a confecção dos trajes foi realizada com a ajuda dos familiares e de pessoas da comunidade, sob a orientação dos instrutores do Ciame. O resultado é um trabalho de grupo, onde prevalece o interesse dos menores, bem como suas idéias, criatividade, participação e cooperação.

* 1: Leia “Inaugurado o CIAME”.

* Fonte: Texto publicado com o título “CIAME de Patos de Minas divulga Folclore” na edição n.º 24 do Informativo FEBEM e transcrito na edição n.º 54 de 31 de agosto de 1982 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

* Foto: Montagem meramente ilustrativa de Eitel Teixeira Dannemann: foto 1, pinterest.co.uk; foto 2, novaescola.org.br; foto 3, desenhos.crescerfeliz.com; foto 4, br.pinterest.com; foto 5, gartic.com.br.

Compartilhe