SINGAPURA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

Em uma viagem para Singapura, conhecida como “cidade-estado-ilha” localizada no sudoeste da Ásia, um casal de turistas americanos, Tommy e Hal Leadows, se encantaram com os gatos que viram lá. No ano seguinte, em 1975, eles importaram três exemplares dessa raça para a Califórnia e os expuseram em 1976. No ano de 1980 mais espécimes chegaram aos Estados Unidos, recebendo reconhecimentos pelas associações felinas ao longo da década. A origem exata é desconhecida, apenas se sabe que ela nasceu pelas ruas de Singapura, ganhando assim esse nome. Em 1991, o governo de Singapura decidiu declarar a raça como um tesouro nacional vivo.

É compacto, com tamanho de pequeno para médio, com menos de três quilos. Musculoso, sem parecer estar acima do peso; cabeça pequena e redonda; as bochechas podem se apresentar grandes nos machos adultos; o nariz apresenta um leve stop abaixo da linha dos olhos; a região de inserção dos bigodes é proeminente; orelhas grandes, largas na base e pontiagudas, inseridas medianamente afastadas; olhos grandes, amendoados e acentuados por linhas de delineamento de cor escura. As cores permitidas são cobre, verde ou ouro, sempre brilhantes. Uma marca em formato de “M” é visível na testa. A combinação de suas orelhas e seus grandes e brilhantes olhos passam a impressão de que a raça está sempre alerta.

O pelo é bastante curto, fino, sem apresentar a textura de pelúcia; a pelagem apresenta várias faixas do mesmo tom; geralmente tem 4 ou mais faixas de cores que variam de castanho escuro até marfim, sendo tradicionalmente sépia, como uma velha fotografia; a região da espinha e a ponta da cauda podem ter coloração mais escura; patas musculosas e estrutura óssea fina; cauda com comprimento médio, fina, sem ser afilar e com extremidade arredondada. Atinge o tamanho adulto aos dois anos de idade.

É o menor entre os gatos domésticos, ativo e bastante companheiro. A fêmea é conhecida por possuir um forte instinto maternal. É um gato que vai se encaixar bem na vida em família ou na vida de solteiros ativos que querem um animal de companhia de colo e que gosta de atenção. No entanto, se a família passa muitas horas fora de casa o melhor é que ele tenha a companhia de algum outro animal. Antes de colocá-lo dentro de casa, torne o ambiente seguro para ele, pois a raça consegue escalar e subir em moveis com facilidade, mesmo com seu pequeno porte.

Fora de casa é um excelente caçador, mas dentro de casa é meigo e afetuoso que gosta de seguir o dono e exige bastante atenção e carinho. É sociável e ao mesmo tempo sensível e discreto, possuindo uma voz suave. Tem grande curiosidade com relação a tudo e é bastante inteligente. Parece que a energia dele nunca acaba e sempre vai se empenhar em ajudar o dono em alguma coisa. É bom ficar de olho nesse felino, pois ele consegue escapar facilmente de casa, e vai fazer sua melhor cara de inocente quando for pego aprontando alguma coisa. Adora colo, mas também adora brincadeiras interativas e não vai perder a chance de brincar com seu humano favorito. Não estranhe se ele decidir te acordar dando patadinhas – nada com garras − em seu rosto logo pela manhã.

* Fonte: Texto de Ricardo Tubaldini em cachorrogato.com.br.

* Foto: Vetsmart.com.br.

Compartilhe