NOTAS ARTÍSTICAS DE DEZEMBRO/1980

Postado por e arquivado em ARTES, DIVERSOS.

Luis Carlos no Palco Móvel

Depois de três anos afastado do palco e conseqüentemente do público de Patos, LUIS CARLOS − uma de nossas maiores expressões musicais − retorna à nossa cidade, para uma apresentação no PALCO MÓVEL, presenteando o público com composições lindas.

Com uma forte preocupação com os destinos da terra e do homem, LUIS CARLOS demonstra essa preocupação em grande parte do seu trabalho, também voltado atualmente a temas folclóricos e urbanos.

No show, LUIS não deixou de mostrar um certo nervosismo, talvez pelo tempo fora dos palcos e a expectativa de aceitação, quanto ao show.

Aspectos de relevância em LUIS, são vários, começando por sua excelente voz (interpretação), até sua facilidade intuitiva.

LUIS convidou HELENO (Bateria), IVAN CORREA (Baixo) e WILMAR (Guitarra). Num determinado ponto do espetáculo, talvez o mais forte, LUIS enche o Teatro de emoção e tristeza, cantando “OH! MY LOVE”, homenagem a JOHN LENNON − um de seus maiores influenciadores.

“MEDIEVAL”, “NÃO DEIXE A TERRA MORRER”, “JOANA”, foram partes de ótima aceitação e curtição do público¹.

CANABRAVA

Dia 27 de dezembro no Teatro Telhado, presenciamos a um raro espetáculo de patenses ausentes: TEÓFILO (TIOFIM) e WILSON PEREIRA.

TIOFIM, que há muito não se apresentava em Patos, nos trouxe uma série de composições novas, e fez reviver grande parte de sua emoção musical vivida a alguns anos atrás.

O nosso Pereira como sempre mostrando a mistura simplicidade-realidade em seus poemas curtos, porém de uma profundidade e beleza que não é pra qualquer poeta.

O espetáculo, dividido em três partes foi intercalado de música e poemas e no final contou com a presença também de ALTINO CAIXETA DE CASTRO o “LEÃO DE FORMOSA” e DÉRCIO MARQUES.

Mais uma excelente realização do PROJETO PALCO MÓVEL, que realmente movimenta toda a criação musical e artística como vimos na abertura do show, um espaço aberto à música verdadeiramente sertaneja como é o caso das duplas: JOSÉ TROPEIRO E TABUÍ e ANDRÉ e ANDREZINHO.

Feira de Arte e Artesanato

Numa tentativa cada vez maior a Feira de Arte e Artesanato vem adquirindo espaço no meio artístico-cultural de Patos de Minas. Vimos agora no período do Natal, uma exposição (bazar) com trabalhos de grande variedade, onde a arte de trabalhar com habilidade e a criatividade foram destacadas. Estas exposições devem existir sempre, pois é uma forma de vermos e adquirirmos peças de nosso artesanato, valorizando assim o trabalho da terra.

Estiveram presentes os seguintes expositores: Benvinda Rodrigues da Silveira, Maria da Graça C. da Costa, Marialda Coury, Maria Margarida, Rosaly, Ângela Bonfim, Edson Bonfim, Victor Michelante, Marieta Bonfim, Horizontina Aparecida Caixeta, Rafael Ferreira de Arimatéia, Sr. João, Nélia Michelante.

RECITAL

Com o intuito de valorizar compositores nacionais, aconteceu dias atrás o V Recital de Música da Escola de Música Carlos Gomes, com homenagens a Vinicius de Morais, Ernesto Nazareth e músicos da velha guarda de Patos de Minas.

Salientaram-se bastante as alunas de Vânia Amâncio, que reviveram o “poetinha” Vinicius de Morais em “Eu sei que vou te amar” e “Marcha de Quarta-feira de Cinzas”.

Anísio apresentou uma peça para seis violões mostrando assim o desempenho e vontade de toda sua turma e claro, o talento do Professor.

Cristina botou a moçada prá interpretar Ernesto Nazareth e contou com a participação de Anísio ao violão e Marcos, cavaquinho e bandolim.

Nessa parte, a aluna Isa Augusta Moura Mendonça encantou a todos pela graça, manejo e técnica interpretando “Beija-Flor”, também a interpretação de Flávia Oliveira Caixeta em “Brejeiro”, foi digna de fortes aplausos.

No final, a festa ficou por conta de Cristina Garchet Teixeira, Anísio Dias, Maestro Cícero Nunes, Zico Campos, Prof. Alino Duarte e Joãozinho Andrade, que derramaram talento e boas execuções no nosso Teatro Telhado, que estava lotado.

Um recital bem popular em termos de repertório e bem perto de nossa cultura, nossas coisas…

* 1: Gilmar Castro Comenta: Este show espontâneo do grande artista patense Luis Carlos Esteves foi uma das participações voluntárias de artistas patenses que residiam fora de Patos para efetivar a realização do Projeto Palco Móvel. Os recursos oriundos dessas apresentações nos teatros no centro da cidade, proporcionava recursos e condições pra levar a arte nos bairros da cidade, sendo assim um embrião para culminar no Encontrão Cantar na Praça.

* Fonte: Textos publicados na coluna Sem Fronteiras (Vicente, Inez Marina e Marco Antônio) da edição n.º 16 de 15 de janeiro de 1981 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

* Foto: Csanl.com.br.

Compartilhe