ATITUDES HUMANAS QUE DESAGRADAM OS GATOS

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, COMPORTAMENTO, GATOS.

Enquanto os cães aprenderam como aturar certos comportamentos dos donos e sinalizar mais claramente o que querem, os gatos tendem a guardar emoções e sentimentos para si. Isso significa que eles sofrem sozinhos e não costumam indicar ao humano seu desconforto. Esse comportamento é um resquício de seu passado solitário e selvagem. Eles não tinham instinto colaborativo, mas sim, competitivo. Dessa forma, muitos dos comportamentos dos felinos ainda são considerados “estranhos” pelos donos. Na verdade, eles são simplesmente mal compreendidos, e não gostam de muitas atitudes dos humanos.

BANHOS

Quando os gatos estão se lambendo, na verdade, estão se limpando. Dar banhos sem necessidade nos felinos ainda é uma prática adotada por alguns donos. O gato que está acostumado a tomar banho possivelmente não vai sofrer enquanto estiver debaixo d’água. No entanto, o que não está acostumado passará por momentos de muita ansiedade e estresse. Muitas pessoas acham que, se o gato gosta de brincar com a água na torneira, por exemplo, vai gostar de tomar banho – e não é assim que funciona. É um sofrimento tão grande colocá-los embaixo d’água, que existem casos extremos em que o animal morre no dia seguinte por problemas hepáticos.  Os felinos selvagens em geral se sentiam ameaçados quando se banhavam em rios e lagos, pois as chances de serem atacados por outros animais, como hipopótamos, eram muito grandes. Como a espécie é caçadora, esse não era um risco que eles estavam dispostos a correr – possivelmente acarretando na fobia que os gatos têm até hoje de tomar banho. Se o gato parar de se lamber, é um sinal de que está desconfortável com alguma situação ou que ele está passando por algum problema.

CAIXA DE AREIA DESCUIDADA

Gatos não gostam de fazer suas necessidades com muitas pessoas por perto. Eles ficam bastante desconfortáveis. Isso acontece porque os animais selvagens costumavam delimitar os espaços em que faziam as necessidades, brincavam ou comiam. O local onde eles defecavam era especialmente selecionado, escondido de predadores. Por trazer resquícios desse comportamento estratégico, o ideal é ter um local mais reservado para a caixa de areia. A mudança de tipos de areia também pode prejudicá-lo. É um fator que os bichanos levam bastante a sério. Qualquer modificação do tipo de grão, cheiro ou local pode fazer com que fique estressado e deixe de fazer necessidades ou as faça em outros locais. Manter a areia suja, por exemplo, pode ser motivo de muita irritabilidade. Como são muito higiênicos, eles tendem a não evacuar em caixinhas que estão muito sujas, preferindo fazê-lo em outros lugares, ou nem fazer, levando a problemas urinários.

CANETA LASER

Uma brincadeira bastante recorrente entre os donos dos animais é a caneta laser, que faz com que o bichano corra atrás do ponto vermelho. Essa brincadeira é extremamente estressante para o animal. Quando colocamos o laser na parede, o gato verá o ponto vermelho como uma presa e irá caçá-lo. O problema é que ele jamais será capaz de capturar o ponto. Isso faz com que o animal sinta que é um péssimo caçador, uma funcionalidade que, um dia, garantiu que ele permanecesse vivo.

FORÇAR INTERAÇÃO COM GATOS OU PESSOAS DESCONHECIDAS

Os gatos são, naturalmente, territoriais. Mesmo que pesquisas já tenham mostrado que o gato se afeiçoa ao dono, ele só faz isso depois de se sentir confortável no ambiente em que está. Eles se sentem bastante desconfortáveis quando alguém ou outro gato invade o espaço que ele demarcou como seguro. É por isso que, geralmente, se escondem. Forçar o animal a deixar seu esconderijo para socializar, seja com humanos ou outros gatos, pode causar altos níveis de estresse no animal. Gatos são mais possessivos com ambientes do que pessoas. Os felinos tendem a ficar desconfortáveis quando pessoas ou gatos estranhos invadem o ambiente que ele considera dele. Os gatos possuem um ritual para conhecer “elementos” novos em seu ambiente, por isso é importante respeitar o ritmo dele.

MÃO NA BARRIGA

A barriga é uma região delicada, onde está a maioria de seus órgãos vitais. Ao virá-la para cima, o gato expõe essa região. Quando colocamos a mão na barriga dele, o felino entende que pode estar correndo um risco e deve tentar protege-la. Se o peludo está brincando, colocar a mão na barriga será um indicativo de que a brincadeira está ficando mais agressiva.

MEXER NAS PATAS

Os gatos, normalmente, levantam as patas para brincar com os donos. Essa brincadeira, que parece uma demonstração de carinho do gato é, na verdade, um “treinamento” para as caçadas. A pata é a arma do gato. Além da boca e dos dentes, a pata é a ferramenta de brincar, passear e caçar. No caso dos gatos selvagens, a mãe ensina a usar as patas para marcar e atacar as presas, tudo isso por meio das brincadeiras, desde filhote. Quando ele brinca, ele está usando as ferramentas dele. A brincadeira reproduz esse comportamento de caça, por isso é importante que eles brinquem com as patas. No entanto, por ser uma das principais armas do gato, as patas são altamente sensíveis, e por isso o animal se sente desconfortável se o dono tenta pegá-las Os gatos acostumados desde pequenos aceitam de forma tranquila que os donos peguem as patas. Mas por serem bastante sensíveis, eles em geral não gostam que os donos as segurem.

MUDANÇAS

Os gatos são bastante sensíveis a mudanças e podem sentir bastante desconforto quando elas acontecem. Em casos mais graves, mudanças podem até levar o animal à morte. Eles realizam espécies de “marcações” em suas coisas passando uma parte das bochechas nos objetos, paredes e afins, assim delimitam um ambiente em que se sentem confortáveis. Quando ocorrem mudanças de imóvel, móveis da casa ou quando os donos os levam para viagens, eles sentem falta de suas marcações e tendem a ficar estressados. Em casos mais graves, como por exemplo, deixá-los sozinhos em hotéis para animais, dependendo da quantidade de dias, pode fazer com que eles se sintam desconfortáveis a ponto de parar de comer e defecar, acarretando sérios problemas urinários e hepáticos que podem levar o animal à morte. O gato selvagem demarcava um lugar que considerava seguro para ficar, criando um padrão. Qualquer mudança era terrível, pois rompia com essa previsibilidade que, para eles, garantia segurança.

PRESSA PARA BRINCAR OU NÃO BRINCAR

Os gatos, assim como os cães, precisam brincar. É assim que os felinos exercitam comportamentos ancestrais. Antigamente, as brincadeiras entre os gatos serviam para ensiná-los a caçar, e hoje, os adultos realmente acreditam que estão caçando quando brincam com algum objeto. Portanto, é importante que os donos estimulem as brincadeiras com os bichanos. Vinte minutos de brincadeira é como deixá-lo uma hora na esteira, um grande esforço físico que mantêm os sentidos bastante aguçados. Isso é o bastante para que ele desenvolva seus instintos naturais de felino. Para isso, os donos de gatos devem ter, pelo menos, um arranhador, um local alto que ele consiga observar e um brinquedo de caça, como o ratinho de pelúcia.

SER ASSUSTADO

O gato possui características de caça ainda muito fortes, os sentidos são incrivelmente aguçados. A visão tem uma capacidade muito grande, assim como os bigodes, que possuem conexões com todo o corpo do animal. O gato sente que precisa estar preparado para pegar a caça. Esse constante estado de atenção faz com que eles se assustem facilmente. Assim como outros animais, têm uma grande capacidade de reconhecer o local onde vivem (principalmente pelas marcações dos ambientes considerados seguros). Os ancestrais felinos ficavam alertas a qualquer mudança no ambiente. Qualquer movimentação não usual poderia significar a chegada de uma presa ou predador.

* Fonte: Veja.abril.com.br.

* Foto: Pixabay.com/pt.

Compartilhe