ATAQUES DE “LOUCURA” DOS GATOS

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, COMPORTAMENTO, GATOS.

A casa está em silêncio. Você está assistindo a um filme na sala ou lendo um livro já na cama. E de repente, sem qualquer motivo, o gato começa a correr, a saltar por todo o ambiente, miando durante um longo tempo, para posteriormente deitar-se ao nosso lado como se nada tivesse acontecido. Já te aconteceu algo do gênero alguma vez? Muitos chamam a este tipo de comportamento ataques de loucura noturna dos felinos. Mas que razões levam os gatos a comportarem-se desta forma?

Há várias hipóteses que tratam de explicar este comportamento um pouco deslocado dos felinos. A menos realista afirma que os gatos treinam para converterem-se em ninjas e dominar os humanos. Por isso treinam em missões noturnas para que não os vejamos. Outra versão muito mais realista – e séria – é que os gatos se comportam desta forma porque têm acumulada demasiada energia e necessitam gastá-la para poder descansar. Por isso estas crises loucas são frequentes, principalmente em gatinhos ou gatos jovens. Esta forma de passar de um estado inativo e desinteressado para um estado intenso e completamente energético é um comportamento normal nos gatos. Trata-se inclusive de uma de suas técnicas de caça preferidas. Com este comportamento surpreende as suas presas.

Se estas crises noturnas de loucura não divertem nem um pouco e são incomodativas, há como eliminá-las fazendo o gato consumir toda a energia existente em seu corpo. Pode fazer através de jogos, e o ideal é que estes sejam na última hora da noite, para que o gato possa ir para a sua cama completamente satisfeito. O recomendável é realizar atividades que estimulem as suas capacidades de caça. Estas brincadeiras devem ser com brinquedos e objetos que o gato possa relacionar com estas atividades de caça. E quando não estiver em casa deixe os brinquedos ao seu alcance para que ele próprio possa brincar sempre que deseje. Desta forma ele próprio também gastará energia quando não se encontre em casa.

Curiosamente muitos gatos também têm uma crise de loucura justamente depois de realizar as suas necessidades. Duas teorias tratam de explicar este comportamento. A primeira supõe que o gato simplesmente se sente melhor e aliviado depois de realizar as suas necessidades, e que o celebra correndo por todo o lado para desfrutar do seu estado de bem-estar. A segunda afirma que este comportamento é em resposta a um instinto de sobrevivência, ao querer afastar-se rapidamente das suas necessidades, já que os predadores podem rastrear o odor delas. Seja qual for a resposta, não há muito que possamos fazer para controlar estes ataques já que são reações instintivas. Mas como apenas duram breves instantes, quanto muito uns poucos minutos, o melhor que podemos fazer é desfrutar destes momentos divertidos dos nossos animais de estimação.

Se o gato tem picos de atividade muito mais frequentemente do que o habitual é importante prestar muita atenção. Em primeiro lugar verificar se não se coça mais do que o habitual, já que pode tratar-se de pulgas ou picadas de insetos. É recomendável fazer um pequeno exame físico para comprovar que a pele está bem.

Infelizmente também há uma doença mais grave que pode explicar estes ataques de loucura repentinos. Chama-se síndrome de hiperestesia felina, também conhecida como síndrome de automutilação e síndrome da pele móvel. Os gatos afetados por esta doença mostram-se muito agitados e as convulsões são o sintoma principal. Não deixe de consultar um Médico Veterinário se os ataques de loucura do seu animal são demasiado frequentes.

* Fonte: Gatosmania.com.

* Foto: Br.eonline.com.

Compartilhe