EDUARDO FERREIRA DE NORONHA − FALECIMENTO/1

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Eduardo Ferreira de Noronha nasceu em Patos de Minas, no ano de 1857, segundo registro do cartório de Areado. Seu neto, porém, afirma que Eduardo é de origem portuguesa. Foi agrimensor; inspetor escolar; ajudante de ordem da Guarda Nacional, prestando serviço sob as ordens do coronel Farnese Dias Maciel; subdelegado de polícia, empreiteiro de obras e vereador de 1887 a 1894, 1898 a 1900 e 1907 a 1912. Faleceu no distrito de Chumbo no dia 21 de novembro de 1914, sendo sepultado em São José dos Quintinos, Sobradinho. Com o título “Capitão Eduardo Noronha”, o jornal O Commercio, em sua edição de 1.º de dezembro de 1914, noticiou:

Em São José dos Quintinos, onde ha longos annos residia acaba de finar-se o capitão Eduardo Ferreira de Noronha, victimado por insidiosa enfermidade, que abusou dos extremos e carinho de sua exma. família, ora sob a dor da mais cruciante saudade. Deu-se o doloroso tranze na tarde de 21 do corrente mez, sendo o seu enterro, no dia seguinte effectuado com a assistencia do rvm. Vigario de Santo Antonio dos Tiros e numeroso concurso de amigos e populares, pois o capitão Eduado era geralmente estimado. Filho do povo e tendo por extremecido berço a Cidade de Patos, onde deixa traços da sua vida publica. Ferreira de Noronha soube elevar-se, por seu amor à instrucção e o mais acrisolado civismo á estima de seus concidadãos, exercendo cargos de eleição e nomeação do Governo.

Como tudo neste mundo, não era isento de defeitos. Mas ninguem, que o tenha conhecido, negará as bellas qualidades que exornavam seu caracter, não só como homem do direito e da lei, mais ainda como um prototypo de costumes edificantes no seio de sua familia, que idolatrava.

Agrimensor pratico, cargo que exercia com hombridade e, algumas vezes lavrador propagandista dos methodos modernos, não inutilisava seus lazeres, pois collaborava na imprensa, propulsor enthusiasta do progresso de seu torrão natal e dos mais santos ideaes de patriotismo.

Deos se amercie de sua enlutada familia, cobrindo-a de suas bençãos e encorajando-a para as luctas da vida, com os confortos da Religião do Amor em Christo. São os votos do amigo e admirador

Henrique Lucio da Fonseca.
Quintinos¹, 23 de 9bro. de 1914.

* 1: São José dos Quintinos, ou simplesmente Quintinos, foi Distrito de Patos de Minas até 17 de dezembro de 1938 quando, através do Decreto-Lei Estadual n.º 148, foi transferido para o Município de Carmo do Paranaíba.

* Fonte: Jornal O Commercio, do arquivo de Altamir Fernandes.

* Foto: Anúncio publicado em 15/10/2013 com o título “Eduardo Ferreira de Noronha – 1906”.

Compartilhe