PINSCHER MINIATURA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, RAÇAS.

O Pinscher Miniatura surgiu na Alemanha no século 18. Ao contrário da crença popular, não se originou a partir do Dobermann, uma raça de porte grande muito semelhante, que somente apareceu um século depois. Provavelmente é resultado do cruzamento de Galgos ingleses e Dachshunds com um toque de Terrier. Originalmente foi chamado Reh Pinscher. O nome se refere a um pequeno veado das florestas alemãs. Até o final do século 19, a raça foi reproduzida sem que prestassem muita atenção à sua homogeneidade. Sempre que o cão era pequeno e eficiente como um caçador de ratos, era considerado um Reh Pinscher. Em 1895, esta raça inspirou a criação do Pinscher Klub, agora conhecido como Pinscher Schnauzer Klub. Estabeleceram-se, então, as características da perfeição racial, descritas em detalhes em relação ao temperamento certo e definindo as cores. Foi nessa época que a raça foi oficialmente classificada como miniatura (Toy) pelos ingleses e pelos americanos.

Tem constituição quadrada; musculatura forte; postura elegante; pescoço arcado e musculoso, o que lhe dá um ar de confiante. O tamanho pode variar de 25 a 30 centímetros, com o peso variando de 3 a 6 kg. A cabeça é proporcional ao corpo e vai afinando em direção ao focinho. Geralmente tem olhos escuros. As orelhas são altas e as patas dianteiras retas, pequenas, e curiosamente, assemelham-se com a forma das patas dos gatos. A pelagem é curta, densa e os pelos duros de cores entre ferrugem, chocolate, vermelho e preto. Pode viver de 12 a 14 anos. Nos países onde é permitido, as orelhas são operadas para que fiquem pontudas e de pé, e a cauda cortada.

É um cão inteligente e rápido para aprender qualquer coisa que o dono quiser ensinar. Acredita que a casa e todas as pessoas que moram ali lhe pertencem. Embora possa ser teimoso, às vezes ele adora os holofotes e um público que demonstre entusiasmo. Além disso, tem um ótimo senso de humor. Ele pode se contentar com espaços mínimos, como apartamentos ou casas pequenas, e viver igualmente feliz em residências e grandes propriedades. É muito curioso, e se não monitorado pode acabar metido em todos os tipos de problemas. Se, por algum acaso, encontrar uma maneira de escapar de um jardim fechado, ele brincará com o seu dono durante horas o jogo de “tente me pegar”. Isso pode ser desastroso para o cão e, por essa razão, precisa de um jardim cercado bem protegido. Quando você está com ele em áreas não cercadas, o cão deve estar sempre na coleira. Um jardim cercado e seguro, se foi completamente revisto no intuito de remover objetos perigosos, como pregos, cacos de vidro, pequenas ferramentas, plantas tóxicas, etc., é o lugar ideal para oferecer ao Pinscher Miniatura todo o exercício que ele precisa. No entanto, deve-se estar consciente de que se deve manter a segurança da área para que não surjam buracos e pequenas aberturas por onde o cão possa escapar. Você pode apostar que, se o muro tiver uma mínima passagem, o Mini Pinscher vai encontrá-la.

A curiosidade do Pinscher Miniatura pode conduzi-lo, da mesma forma, às áreas perigosas até mesmo dentro de casa. Pequenos objetos nas mesas e em outros lugares são um convite para eles irem checar o que é. Brincar com as almofadas do sofá e tirar todo o estofamento são uma atividade perigosa, para não mencionar o custo a ser assumido no momento da substituição do móvel. Morder cabos e rasgar frascos de plástico que contenham substâncias tóxicas pode ser fatal, por isso é preciso ter cuidado e monitorar o cão quando ele estiver dentro de casa. No caso em que o dono não possa tê-lo à vista, é melhor mantê-lo seguro em seu espaço fora de casa, na casinha.

Como o Pinscher Miniatura é um cão energético, precisa de exercício físico e mental para manter-se em boas condições. Treiná-lo é necessário. Muitas pessoas consideram que os cães pequenos não precisam ser treinados, mas isso é um erro grave. Os cães pequenos são bonitos, mas podem fazer estrago, assim como os cães grandes. No entanto, cães fofinhos são geralmente perdoados mais facilmente quando aprontam alguma. Esta forma de pensar conduz a problemas. Se um Pinscher fizer algo que não deveria fazer, o dono terá que ensiná-lo a não repetir tal comportamento. Se o cão ficar impune, você pode ter certeza de que o mau comportamento será repetido várias e várias vezes.

Usando a força física para obrigar o cão a desistir de fazer algo é muito destrutivo para a relação entre proprietário e cachorro. Em vez de corrigir o mau comportamento com punição, é muito mais eficaz para recompensar um comportamento aceitável desde o início. Um curso de obediência iniciante vai ensinar como treinar o seu cão, e irá ensiná-lo a prestar atenção e obedecer seu dono. Assim, o cão e o proprietário juntos construirão um vínculo que irá durar uma vida. Então, ao invés de viver com um cão engraçado, o proprietário estará vivendo com um cão engraçado e também bem-educado! Esta é uma combinação invejável difícil de bater.

Por ser muito curioso, está sempre em alerta e é muito desconfiado com estranhos. Apesar do caráter dócil, o Pinscher é um ótimo cão de guarda. Faz muito barulho quando estranhos se aproximam. Você pode acabar menosprezando-o pelo seu tamanho pequeno (e na verdade parece que ele nem percebe que é pequeno), porém o Pinscher não parece ter medo, é um cachorro destemido. Outra marca de sua curiosidade é que eles verificam tudo, e o pior, podem inclusive comer tudo, e isso pode ser muito perigoso. Quando não há ninguém por perto, pode ter certeza que estão procurando por algo novo a ser descoberto. Ter um Pinscher é como viver com uma criança pequena, você precisa ficar de olho neles o tempo todo. Quando você não estiver de olho, é recomendado deixá-lo em um lugar seguro, para que não se envolva em encrenca.

Uma escovação diária com uma escova de cerdas macias é recomendada para manter o pelo do cão brilhante. Banhos frequentes não são recomendados já que podem ressecar a pele. Alguns donos, ao invés da dar banhos frequentes, molham um pano com água morna para fazer a higienização. Se fizer isso, comece pelo rosto, com atenção para as áreas dos olhos, e termine em direção à cauda. Fazendo isso seu Pinscher vai ficar limpo todos os dias.

Divida a alimentação em duas vezes por dia. Não deixe ração sempre disponível. Isso pode fazer seu cãozinho comer demais e engordar, o que não é saudável. A quantidade ideal é 1/2 a 1 xícara de alimento seco de alta qualidade por dia. Claro que esta quantidade é uma média geral. A quantidade correta depende de vários fatores como idade, crescimento, tamanho, metabolismo e nível de atividade. Então, não leve esta regra tão à risca. A qualidade da ração também faz diferença. Quanto melhor, mais ela irá nutrir seu cão e ele será mais saudável e menos propenso a ter complicações de saúde.

* Fontes: Cachorrogato.com.br e Blupet.com.br.

* Foto: Tudosobrecachorros.com.br.

Compartilhe