MAGALI COSTA SANTOS – BONECA DO CAFÉ EM 1988

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Concorrendo com outras 15 candidatas negras das cidades de Prata, Uberaba, Uberlândia, Ibiá, Araxá e Monte Carmelo, a patense Magali Costa Santos acabou eleita, no final do mês passado, Boneca do Café do Triângulo/88. O concurso, realizado no Uberaba Tênis Clube, teve 16 personalidades de várias cidades do Triângulo e Alto Paranaíba.

As candidatas se apresentaram em traje afro e maiô, sendo que beleza, charme e desenvoltura foram os quesitos julgados, com notas variando de 0 a 10. Magali Costa encantou o corpo de jurados especialmente na sua apresentação em traje afro, onde o ritmo e a dança afro também contavam pontos. Conhecedora da dança – ela fez Dança Afro no Stúdio Ana Pavlova com o bailarino Márcio Valeriano –, Magali deu um show à parte e arrancou demorados aplausos dos presentes.

“A conquista deste título representa mais um avanço da comunidade negra de nossa cidade na luta pela igualdade de condições e oportunidades entre negros e brancos”, observa Magali Costa. A nova Boneca do Café do Triângulo acrescenta que sua vitória significa “a quebra de um padrão estético de beleza, imposto pela sociedade dominante, que por mais de 400 anos impediu o elemento negro de ser aceito como símbolo de belo”.

Para os integrantes do Movimento Afro Brasileiro de Patos de Minas (MABRA), de acordo com palavras da Coordenadora do Movimento, Maria Célia Costa Santos, irmã de Magali, “foi uma vitória de todos”. Ela acrescenta: “representa o merecido reconhecimento da competência profissional da nova Boneca do Café e a valorização de toda uma raça”.

Magali tem 25 anos, é professora, atriz profissional e integrante do MABRA, desde a sua criação em Patos. Como atriz, ela iniciou suas atividades no GRUTA (Grupo de Teatro Amador). No ano passado, participou das filmagens de “Jorge, um Brasileiro”, seriado da Rede Globo, onde contracenou com atores e atrizes de renome. Destaca-se o momento em que Magali contracena com Glória Pires.

Como modelo fotográfico e manequim, também em 87, ela participou de vários desfiles na capital mineira e de exposições de fotografias da fotógrafa Ilana Lansky. Magali também participou como atriz e bailarina do espetáculo “Triunfo – Um Delírio Barroco”, integrando o grande elenco do Palácio das Artes de BH, em 1986.

* Fonte e foto: Texto publicado na coluna Gente com o título “Patos Vence de Novo” e subtítulo “Magali Costa Santos encantou a todos e foi eleita Boneca do Café do Triângulo, em Uberaba” na edição n.º 185 de 15 de maio de 1988 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe