JACQUES CORRÊA DA COSTA É O NOVO PREFEITO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

DSC02386 - CópiaTerminada a apuração do pleito de 3 de outubro, verificou-se a eleição do dr. Jacques Corrêa da Costa, candidato da UDN ao cargo de Prefeito Municipal.

Tendo-se candidatado ao honroso cargo dois ilustres moços, filhos desta terra e conceituados advogados militantes no fôro local, despertaram as eleições municipais o maior entusiasmo e o mais intenso trabalho político-partidário.

Conseguindo o dr. Jacques Corrêa da Costa, em pleito livre, alcançar elevado e honroso posto, o município deposita no seu filho ilustre as mais acentuadas esperanças de uma administração sã e dentro dos postulados da democracia que nos rege.

Administrador que descreveu anteriormente, em curto tempo, uma trajetória de bons serviços ao município estamos certos que s. senhoria, cônscio de suas responsabilidades, no momento de grande progresso que atravessamos, prosseguirá com denodo na mesma linha de conduta anterior.

Amando a terra que lhe viu nascer, o novo Prefeito, estamos certos, tudo fará para a constante grandeza do município dadivoso e fértil.

Nasceu dr. Jacques nesta cidade, a 11 de abril de 1914, sendo seus pais o sr. Huascar Corrêa da Costa, tabelião do 1.º oficio, e d. Emilia Vieira Corrêa. Fez o curso ginasial em Barbacena, de 1928 a 1932. Em 1933, ingressou na Faculdade de Direito em Belo Horizonte, bacharelando-se em 1937, após um curso brilhantissimo.

Regressando a Patos, montou escritório de advocacia, tendo exercido a profissão apenas dois meses, pois fôra nomeado escrevente juramentado do cartório do 1.º oficio, onde por diversas vezes exerceu o cargo de tabelião, nos impedimentos e licenças do serventuario vitalicio. Permaneceu o dr. Jacques no cartório até 28 de março de 1947, época em que foi nomeado Prefeito do município pelo governador Milton Campos. Exerceu o cargo até 31 de dezembro do mesmo ano, ocasião em que tomou posse o atual Prefeito, sr. Vicente Pereira Guimarães.

Voltando ao seu escritório de advogado, ali foram busca-lo os seus amigos para coloca-lo novamente à frente dos destinos do município.

* Fonte e foto: Texto publicado com o título “Eleito o Novo Prefeito do Município” na edição de 15 de outubro de 1950 do jornal O Patense, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe