HYGIENE RESIDENCIAL NA DÉCADA DE 1920

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A hygiene da casa é questão importante. Uma habitação sem luz, sem ar, humida, sem esgotos, uma casa em cujas circumvizinhanças haja montes de lixo, aguas estagnadas, cocheiras e privadas immundas é o fòco de todas as enfermidades.

A primeira preoccupação do constructor é a orientação. Impõem-se, porèm, outras medidas hygienicas indispensaveis.

1.º – A casa deve ser edificada em logar alto, secco e bem batida de sol.

2.º – Todos os commodos terão luz directa e as janellas dos dormitorios estarão voltadas para o nascente. Ha hygienistas que aconselham abrir janellas para o poente, pois á tarde o sol aquece os aposentos.

3.º – O chão deve ser, pelo menos, atijolado, para ser facilmente varrido e lavado. As paredes caiadas, porque a cal mata os bichos que vivem nas frestas e evitarà o barbeiro, que nos transmite a terrivel molestia de Chagas.

4.º – A cozinha terá fogão com chaminé.

5.º – A casa deve ter agua encanada e, se não houver esgoto, as aguas servidas serão lançadas longe das habitações. Se houver poços, serão elles cobertos.

6.º – O quintal deve ser varrido e bem limpo; o lixo retirado para longe, e ahi enterrado, para que não sirva de viveiros ás moscas, que tambem males nos causam.

7.º – As privadas devem ser cobertas, para se evitar o perigo das moscas. A localização das fossas merece tambem cuidado especial; serão construidas longe e abaixo dos poços e fontes, cujas aguas servem para uso domestico. Isto é importancia capital: – as privadas devem estar longe das fontes e em nível inferior a estas.

8.º – As cocheiras e chiqueiros devem ser construidos longe das casas e dos córregos e a agua que por elles passar não deve ser por nós utilisada. Alem disso, as cocheiras, chiqueiros, gallinheiros precisam estar em logares seccos, arejados e batidos de sol, para se evitar o mau cheiro. Tambem os animaes precisam de luz e ar, ao contrario, apanham molestias, que lhe são peculiares.

9.º – As estrumeiras conservar-se-ão bem fechadas, para que se não tornem viveiros de moscas.

10.º – Evitem-se as aguas estagnadas, perto das casas. Nellas se criam pernilongos, que transmittem a maleita e outras molestias.

11.º – Os cadaveres de animaes não devem ser jogados nos campos, mas, enterrados ou queimados.

12.º – Nas zonas maleitosas, colloquem-se telas de arame nas postas e janellas para impedir a entrada dos pernilongos, transmissores da maleita. A eliminação das casas de barro extinguirà o barbeiro.

* Fonte: Texto publicado com o título “Habitação” na edição de 09 de maio de 1926 do Jornal de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Meucantinhonaroa.blogspot.com.br.

Compartilhe