TEREZINHA COUTO É CIDADÃ PATENSE

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

TEREZINHA COUTOA artista plástica Terezinha Couto de Oliveira Corrêa, que segundo ela própria elegeu Patos como sua “cidade predileta”, recebeu no último dia 26 o título de Cidadã Patense, honraria concedida através do Decreto Legislativo 007/87, de 11 de agosto deste ano, de autoria do Presidente da Câmara Municipal, Sílvio Gomes de Deus. As homenagens tiveram lugar na Sociedade Recreativa Patense e contou com as presenças de Aldo Lino Silva, Prefeito em exercício; José Mendonça de Morais, Deputado Constituinte; e Bernardo Rubinger de Queiroz, Deputado Estadual, entre outras autoridades.

Na oportunidade, Sílvio Gomes saudou a homenageada, que recebeu o “Diploma de Cidadã Patense” das mãos do vereador Benedito Corrêa da Silva Loureiro. Terezinha Couto, durante seu pronunciamento, agradeceu a distinção e fez um relato carinhoso sobre Patos de Minas e sua vida na cidade, de 1952 a 1979. Ela foi professora de pintura por 25 anos em Patos e, na noite do último dia 26, recebeu uma série de homenagens de suas ex-alunas. A presidente da UNART (União dos Artistas Plásticos Patenses), Marialda Coury, fez um pronunciamento breve em nome das ex-alunas da homenageada, ressaltando seu gosto e seu amor pelas artes.

“A semente que a senhora lançou germinou e se multiplicou”, assegurou a Presidente da UNART. Ela disse que as ex-alunas procuram hoje dar continuidade ao trabalho iniciado por Terezinha Couto, que fundou a primeira Escola de Pintura da cidade na casa de seus pais, ao lado da Rádio Clube, quando ainda era solteira. A artista plástica é casada com José Corrêa Loureiro e possui quatro filhos, todos eles nascidos em Patos de Minas.

Depois de receber todas as homenagens da noite, Terezinha Couto revelou que se sentiu muito emocionada quando o Presidente da Câmara, Sílvio Gomes de Deus, lhe telefonou em Belo Horizonte, comunicando a outorga do Título de Cidadania. “Meu coração quase não aguentou, revelaria a artista em sua fala”. Entre os inúmeros trabalhos que realizou com destaque em Patos de Minas, contam um Carro Alegórico da III Fenamilho (1960), a Imagem de Cristo Crucificado do Altar da Catedral de Santo Antônio, quadros da Galeria dos Ex-Prefeitos de Patos e várias ilustrações e capas de livro do escritor Oliveira Mello e outros autores.

Ao final da solenidade de entrega do “Diploma de Cidadã Patense”, Terezinha Couto foi homenageada com o “parabéns para você”, uma vez que completara mais um ano de vida no dia anterior. Para comemorara a data, suas ex-alunas ofereceram-lhe uma animada festa de aniversário, onde improvisaram uma aula de pintura, surpreendendo sua ex-professora. O “parabéns pra você”, do final da solenidade de entrega do título foi dividido com o prefeito em exercício, Aldo Lino Silva, aniversariante do dia.

* Fonte e foto: Texto publicado com o título “A Nova Cidadã Patense” e subtítulo “Câmara Municipal e ex-alunas homenagearam Terezinha Couto, a precursora das Artes Plásticas em Patos de Minas” na edição n.º 171 de 30 de setembro de 1987 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe