Com o título “Patenses Aderem o Hábito de Tomar Açaí”, o jornal Folha Patense, por Bonna Morais, publicou uma reportagem sobre a fruta amazônica em 31 de julho de 1999. O jornal informa que a “Fruta faz parte do cotidiano alimentar dos paraenses” e que o “Consumo chega ao resto do país”:
Tida como uma fruta de múltiplas utilizações, o Açaí é uma das principais fontes alimentares no norte nordeste do País, principalmente no Pará e no baixo Amazonas, de onde é originária, Pertencente à família das Palmáceas, na região onde é conhecido como Açaí do Pará, Açaí de Touceira ou Açaí do Estuário. Quando maduros, os frutos fornecem o tradicional vinho do açaí, de grande importância na dieta alimentar da população. O caule da árvore também é utilizado pela indústria de celulose, palmito e na construção civil, como palanques para andaime.
Na medicina o Açaí ocupa um grande espaço. Rico em ferro, pode ser utilizado na prevenção de anemias. Para ser melhor absorvido pelo organismo, o Açaí necessita de vitamina C. Por isso deve ser ingerido com algumas gotas de limão. Para se ter uma idéia do valor nutritivo da fruta, basta dizer que um copo de suco de açaí possui mais calorias do que um copo de leite. Por esse motivo, muitos pediatras do norte do Brasil recomendam sua utilização no controle alimentar de crianças em fase de crescimento e escolar.
Tomar suco de açaí é um dos hábitos mais tradicionais do Pará. Quase todos os paraenses tomam um copo do suco antes de ir para o trabalho. Este hábito também começa a ser observado em outros Estados do País, como Minas Gerais, por exemplo. A região de Patos de Minas já conta com uma empresa que comercializa a polpa de fruta.
A empresária Dilmene Eliana de Queiroz, proprietária da Distribuidora Vigor, apostou nas vendas do Açaí e não tem do que se queixar. Trabalhando essencialmente com polpas de frutas regionais, como Graviola, Manga, Maracujá, Tamarindo, Goiaba, Umbu e Cajá, sua empresa foi a primeira a comercializar o Açaí na região. Segundo ela, a maior procura pela polpa da fruta tem sido pelas lanchonetes de academias de ginástica e dança. “Os adolescentes adoraram a novidade. Acredito que brevemente o Açaí estará competindo em relação a vendas com as demais frutas do mercado”.
* Fonte: Arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH)A do Unipam.
* Foto: Acaifrooty.com.br.