FEIRA DA PECHINCHA

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Fazer dinheiro com vendas a vista. Essa é a meta principal da Feira da Pechincha, iniciada dia 20 [05/1995], na Avenida Getúlio Vargas. Para alcançar tal objetivo, comerciantes de vários setores, indústrias de confecções e lojistas levaram para a praça produtos de boa qualidade a preços que chamam a atenção dos consumidores.

A ideia é aproveitar o grande fluxo de pessoas que participam da Festa do Milho – visitantes ou não – para vender. Calçados, ferramentas, peças de vestuário, confecções em geral, máquinas de escrever e calcular, brinquedos e bombons são alguns dos produtos comercializados na feira, que vai até o dia 30 deste mês.

Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista e Sindicato das Indústrias do Vestuário se uniram para criar um espaço propício à comercialização de mercadorias, de ponta de estoque, principalmente. “Hoje, a Festa do Milho não é mais um grande negócio para o comércio em geral”, afirma o presidente da CDL, Paulo Rodrigues Moreira.

Ele investiu no sucesso da Feira, principalmente ao lado de Sebastião Andrade, presidente do Sindicato do Comércio Varejista, que já vinha pensando na sua realização há seis anos. “A ideia nos foi apresentada pelo Antônio Lanna, da AJ Promoções, e este ano resolvemos colocá-la em prática”, comenta Tião Andrade.

O comerciante Wagner Alves ficou tão empolgado com a feira que adquiriu um estoque de calçados especificamente para a comercialização na Feira da Pechincha. “Como paguei a vista, a fábrica fez uma ‘graça’ para mim. Por isso, posso vender muito mais barato”. Desde o início da feira, ele está vendendo calçados a partir de R$ 5,00.

O idealizador e organizador, Antônio Lanna, aposta suas fichas na Feira da Pechincha. Ele espera resultados satisfatórios nesta primeira edição, para efetivar a promoção com periodicidade anual, sempre durante o mês de maio. Foram colocados à venda 100 stands e a adesão dos comerciantes correspondeu à expectativa inicial da AJ Promoções.

Para despertar o interesse e atrair consumidores foram programados desfiles, com a presença de modelos de agências do Rio e São Paulo.

Uma das maiores atrações da feira é o desfile de roupas íntimas, produzido e apresentado pela “Du Loren”, com modelos exclusivos da marca. Além disso, a AJ prometeu a presença de pelo menos uma grande atriz de televisão.

Mas os lojistas acreditam que o grande atrativo da Feira é mesmo o preço baixo. “Apostamos no preço para fazer as mercadorias gerarem receita rapidamente”, explica Sebastião Andrade. O horário também foi elaborado com critério. Segundo Paulo Moreira, funcionando até às 22:00 horas, no máximo, a feira não enfrenta a concorrência com os shows da Fenamilho.

* Fonte: Texto publicado com o título “Comércio Inventa Seu Espaço” e subtítulo “Feira da Pechincha cria opção de consumo” na edição de maio de 1995 da revista Phatos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Br.depositphotos.com, meramente ilustrativa.

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